Topo

Kicker de 44 anos é dispensado pela 2ª vez no ano e dá lugar a sul-coreano

Matt Bryant observa a derrota do Atlanta Falcons para o Seattle Seahawks - Kevin C. Cox/Getty Images/AFP
Matt Bryant observa a derrota do Atlanta Falcons para o Seattle Seahawks Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images/AFP

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Matt Bryant foi dispensado pelo Atlanta Falcons após erros em derrota
  • O veterano foi dispensado em fevereiro e chamado de volta em agosto
  • Ele era o segundo mais velho da NFL, só atrás de Vinatieri, de 46 anos
  • Falcons contrataram o kicker sul-coreano Younghoe Koo para seu lugar

O Atlanta Falcons dispensou ontem (29) o segundo jogador mais velho em atividade da NFL. A franquia, que vive péssimo momento na temporada, encerrou o contrato do kicker Matt Bryant, de 44 anos, que vive a sensação de perder o mesmo emprego pela segunda vez em 2019. Para seu lugar, a equipe surpreendeu ao contratar o sul-coreano Younghoe Koo.

Entre idas e vindas, Bryant está na liga de futebol americano desde 2002, quando estreou pelo New York Giants. O kicker estava nos Falcons desde 2009 e era o segundo jogador mais velho da liga, atrás apenas do também kicker Adam Vinatieri, de 46 anos, jogador do Indianapolis Colts.

Os Falcons não contavam com Bryant para a temporada 2019, tanto que dispensaram o kicker em fevereiro desde ano mesmo com mais dois anos de contrato pela frente. Porém, se decepcionaram com o desempenho do substituto Giorgio Tavecchio na pré-temporada e tiveram que assinar um novo contrato em agosto com o veterano.

Porém, Bryant não teve bons números na temporada e acabou dispensado novamente após errar dois field goals, de 51 e 53 jardas, na derrota por 27 a 20 para o Seattle Seahawks, nesse domingo. Na temporada, ele acertou nove dos 14 chutes que tentou, registrando aproveitamento de 64,3%.

Na carreira, no entanto, Bryant tem bons números. Ele disputou 18 temporadas na liga por New York Giants, Indianapolis Colts, Miami Dolphins, Tampa Bay Buccaneers e Atlanta Falcons, com 397 chutes certos em 464 tentados, aproveitamento de 85,6%, além de 567 pontos extras anotados.

Ele é o 13º maior pontuador da história da NFL com 1.758 pontos e o mais provável é que ele encerre a carreira após a nova dispensa.

Poucas horas depois, os Falcons surpreenderam ao anunciar o substituto para o restante da temporada. O escolhido foi o kicker sul-coreano Younghoe Koo, personagem folclórico nas últimas temporadas da liga e que venceu concorrência de Elliott Fry.

O jogador chegou à NFL americano em 2017 quando foi contratado pelo Los Angeles Chargers sem passar pelo Draft. A sonoridade do sobrenome logo virou munição para piadas e memes dos fãs brasileiros de futebol americano.

Apesar da habilidade com a bola oval (veja no vídeo abaixo), o kicker durou apenas quatro semanas na NFL até ser dispensado pelos Chargers com o retrospecto de três field goals certos em seis tentativas e erros que custaram vitórias à sua ex-franquia.

Há poucas semanas, ele passou a fazer parte do time de treinos do New England Patriots, mas acabou dispensado. Agora, o carismático kicker tem uma nova e inesperada chance na NFL no Atlanta Falcons, que perdeu sete dos oito jogos disputados na temporada.