Topo

Parceria de NFL e Jay-Z tem 1º grande ato com Shakira e J-Lo no Super Bowl

Jennifer Lopez e Shakira serão as estrelas do intervalo do Super Bowl - Reprodução/Instagram
Jennifer Lopez e Shakira serão as estrelas do intervalo do Super Bowl Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2019 12h00

A NFL anunciou ontem (26) que as cantoras Shakira e Jennifer Lopez serão as estrelas do show do Super Bowl 54, a ser realizado no dia 2 de fevereiro de 2020, em Miami. A final da temporada do maior campeonato de futebol americano do mundo é o evento esportivo mais assistido nos Estados Unidos, e a apresentação no intervalo da decisão é um dos eventos mais aguardados pelo público local. Neste cenário, a escolha das atrações marca o primeiro grande ato da parceria entre a liga e a empresa do rapper Jay-Z.

Grandes nomes da música mundial já se apresentaram no intervalo da decisão da liga de futebol americano. Mas o que tem de especial da união entre Shakira e J-Lo? Primeiro que este é o primeiro grande ato da parceria entre a NFL e a Roc Nation, empresa de entretenimento do rapper Jay-Z, firmada em agosto deste ano e ainda cheia de mistério e expectativa.

Entre outras iniciativas, a união entre NFL e Roc Nation tinha como grande objetivo tornar o Super Bowl novamente atrativo para grandes estrelas da música. A liga tem sido muito criticada nos últimos anos pela forma que lidou com os protestos iniciados pelo quarterback Colin Kaepernick na sua luta contra o racismo e a violência policial contra negros.

O próprio Jay-Z recusou um convite para se apresentar no intervalo de um Super Bowl e atacou a liga em uma música. Rihanna, representada pela empresa de Jay-Z, também boicotou o evento.

A escolha da atração do Super Bowl 53, realizado em fevereiro deste ano, foi bastante polêmica. Depois de algumas recusas, a banda Maroon 5 topou se apresentar no intervalo da partida e foi duramente criticada. O vídeo oficial do show no Youtube, por exemplo, tem quase 1 milhão de curtidas negativas.

Com a intenção de mudar a comunicação com as diversas camadas da sociedade norte-americana e se aproximar do público, a NFL se aliou à Roc Nation, e o primeiro resultado é a confirmação de Shakira e Jennifer Lopez como estrelas do show do SB.

Segundo o jornal The New York Times, reunir as duas estrelas foi a primeira escolha da parceria, e desde vez a liga não ouviu um "não". Já o site "TMZ" noticiou que a Roc Nation atuou fortemente nas negociações e que mais artistas participar do evento. O anuncio ser feito com tanta antecedência também mostrar a força da parceira - o Maroon 5 foi confirmado como atração principal apenas vinte dias antes do último Super Bowl.

Além de mostrar que retomou a moral com grandes estrelas da música, a escolha da dupla tem a ver também com a cidade-sede do Super Bowl 54. A final da temporada será realizada no Hard Rock Stadium, em Miami, cidade com forte presença latina, o que contribui para uma aceitação maior da liga na região.

"Você não pode ir a uma cidade, fazer o show e depois sair. Você deve pelo menos falar com a comunidade", disse Jay-Z, segundo o site The Hollywood Reporter.

Outro ponto simbólico é o fato de Shakira ser representada pela empresa de Jay-Z. Ou seja, poucos meses depois de ver uma artista da Roc Nation dizer não ao convite para se apresentar no Super Bowl, NFL recebeu o sim de outra estrela ligada à empresa.

Band: Tom Brady não consegue seguir ritmo de Gisele na academia

Band Entretenimento