PUBLICIDADE
Topo

Futebol Americano


NFL: o que é, quando começa, como funciona, regras e mais

11/06/2020 04h00

A NFL é a maior liga de futebol americano no mundo e a liga esportiva mais popular nos Estados Unidos. É formada 32 equipes, divididas em duas conferências. Sua temporada começa sempre na segunda semana de setembro e é definida no começo de fevereiro do ano seguinte, com a realização do Super Bowl, após 17 semanas de temporada regular e os playoffs, realizados durante o mês de janeiro.

A liga atrai a cada ano mais fãs brasileiros. Por isso, o UOL Esporte responde às perguntas mais populares sobre a NFL.

O que é a NFL?

A NFL, sigla para National Football League em inglês, é a liga norte-americana de futebol americano. É a principal liga da modalidade no mundo e reúne 32 equipes divididas igualmente em duas conferências, a Nacional e a Americana.

Cada conferência é dividida em quatro divisões com quatro franquias em cada.

Quando começa a NFL?

A temporada 2020 da NFL começa no dia 10 de setembro com o jogo entre Kansas City Chiefs, atual campeão da liga, e Houston Texans.

Como funciona a NFL?

A NFL funciona, de fato, como uma liga. Todas as principais decisões são tomadas por meio de votações, e quem define o futuro dela são as franquias.

A NFL é a maior liga dos Estados Unidos em termos de público e receita gerada pelos jogos. A temporada é composta por 17 semanas de jogos classificatórios, playoffs e o Super Bowl, a grande decisão da NFL.

Onde assistir à NFL?

Os canais ESPN têm os direitos de transmissão da NFL para o Brasil. Geralmente, o canal transmite entre seis e dez jogos de cada rodada da temporada. Os principais jogos são disputados nas noites de quinta-feira, domingo e segunda-feira.

Os fãs da NFL também podem assinar o serviço de streaming da liga, o NFL Game Pass e ter acesso a todos os jogos da rodada, além de outros serviços oferecidos na plataforma.

Quem é o maior campeão da NFL?

New England Patriots e Pittsburgh Steelers dividem o posto de franquias com o maior número de títulos do Super Bowl. As duas equipes conquistaram a liga seis vezes cada. Os Patriots venceram nas temporadas 2001, 2003, 2004, 2014, 2016, 2018, e os Steelers levaram nas temporadas 1974, 1975, 1978, 1979, 2005, 2008.

Se contarmos todas as temporadas antes da unificação das ligas, o Green Bay Packers é o maior vencedor com 13 títulos, quatro deles na era do Super Bowl.

Quem foi o último campeão da NFL?

O atual campeão da NFL é o Kansas City Chiefs. A equipe venceu o Super Bowl 54 em fevereiro de 2020 ao derrotar o San Francisco 49ers por 31 a 20.

O que são os playoffs da NFL?

Os playoffs da NFL são as fases decisivas da temporada. Depois das 17 semanas de jogos, sendo que cada franquia atua 16 vezes e folga uma, sete equipes de cada conferência avançam para o mata-mata. A partir da temporada 2020, apenas o time de melhor campanha de cada conferência tem direito a folga na primeira semana. Esta equipe também detém o direito de jogar como mandante.

A rodada de Wild Card tem três partidas de cada lado. Os vencedores avançam para o "Divisional Round", ou as semifinais. O time de melhor campanha enfrenta o classificado com o pior desempenho na temporada regular. Na sequência, é realizada a final de Conferência, quando serão definidos participantes do Super Bowl da temporada.

Como funcionam as regras da NFL?

A NFL é um jogo baseado na conquista de território. O elenco de cada time possui 53 jogadores, mas apenas 46 são levados para os jogos. Os atletas estão divididos em times de ataque, defesa e especialistas. Cada equipe coloca sempre 11 jogadores em campo.

O time que está atacando tem como objetivo cruzar o campo de 100 jardas e levar a bola até a end zone para anotar o touchdown, que vale seis pontos. A outra pontuação mais comum é o field goal, que vale três pontos. As principais jogadas são o passe lançado pelo quarterback ou a corrida com jogadores chamados running back. A equipe tem até quatro jogadas para avançar 10 jardas e iniciar novamente a contagem.

Como funciona o draft da NFL?

O Draft da NFL é um evento anual que acontece poucas semanas após a definição do campeão da temporada anterior. Atletas oriundos das universidades norte-americanas se apresentam para as 32 franquias em busca de uma vaga na liga. São realizadas sete rodadas, e cada franquia tem originalmente uma escolha por rodada. No entanto, são realizadas trocas e negociações que mudam um pouco essa matemática.

A ordem das escolhas do Draft é definida pelo desempenho na temporada regular anterior ao evento. Assim, o time de pior desempenho fica com escolha número 1. O campeão fica com a 32ª escolha de cada rodada.

O que é o Wild Card da NFL?

O Wild Card é a primeira rodada dos playoffs da NFL e é uma espécie de repescagem. A partir da temporada 2020, apenas o time cabeça de chave 1, com a melhor campanha de cada Conferência pula essa fase. Os outros seis times se enfrentam em busca das outras três vagas do Divisional Round.

O time com a segunda melhor campanha enfrenta a equipe com a sétima melhor campanha. O time com a terceira melhor campanha enfrenta a equipe com a sexta melhor campanha. E as franquias com a quarta e quinta melhores campanhas na temporada regular se enfrentam.

Como são definidos os confrontos da NFL?

A tabela da NFL é definida por meio de uma fórmula que impede a repetição de jogos a cada temporada. Cada time joga 16 partidas e folga uma semana na fase de classificação. Os duelos são definidos assim: seis jogos são disputados contra os outros times da própria divisão, sendo um como mandante e outro como visitante.

Outros quatro jogos são contra os quatro times de uma mesma divisão e da mesma conferência. Já outros quatro jogos são contra os quatro times de uma mesma divisão, mas da outra conferência, totalizando 14 jogos. As divisões são definidas por rodízio. Os outros dois jogos são definidos contra times que tiveram o mesmo desempenho nas outras duas divisões que restaram na conferência.

O que é Super Bowl?

O Super Bowl é o nome dado à final da temporada da NFL. Além da decisão entre as equipes vencedoras das conferências Nacional e Americana, o evento é marcado pelo show do intervalo.

Quem vai cantar no Super Bowl?

A NFL ainda não definiu quem se apresentará no intervalo do Super Bowl 55, a ser realizado no dia 7 de fevereiro de 2021, no Raymond James Stadium, em Tampa, na Flórida. O estádio é a casa do Tampa Bay Buccaneers, time de Tom Brady.

Qual jogador ganhou mais vezes o Super Bowl?

Tom Brady é o jogador com mais títulos da NFL. O quarterback conquistou o Super Bowl seis vezes, todas pelo New England Patriots.

Qual é a maior torcida de futebol americano?

Não existe uma pesquisa oficial da NFL para definir qual franquia detém a maior torcida no Brasil, mas os times mais populares são New England Patriots, Green Bay Packers e San Francisco 49ers.

Nos Estados Unidos, o portal USA Today publicou no ano passado um ranking que mostra que as maiores torcidas na NFL no país são Dallas Cowboys, New England Patriots, Philadelphia Eagles, New York Giants e Pittsburgh Steelers.

Quantos times existem na NFL?

A NFL é formada por 32 franquias divididas em duas conferências. A Conferência Americana (AFC, na sigla em inglês), é dividida em quatro divisões: AFC Leste, com Buffalo Bills, New England Patriots, Miami Dolphins e New York Jets; AFC Norte, com Baltimore Ravens, Pittsburgh Steelers, Cleveland Browns e Cincinnati Bengals; AFC Sul, com Tennessee Titans, Indianapolis Colts, Houston Texans e Jacksonville Jaguars; e AFC Oeste, com Oakland Raiders, Denver Broncos, Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs.

A Conferência Nacional (NFC, na sigla em inglês) também é dividida em quatro divisões: a AFC Oeste, com Oakland Raiders, Denver Broncos, Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs; a NFC Leste, com New York Giants, Dallas Cowboys, Washington Redskins e Philadelphia Eagles; a NFC Norte, com Minnesota Vikings, Green Bay Packers, Chicago Bears e Detroit Lions; e a NFC Sul, com Tampa Bay Buccaneers, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Atlanta Falcons.

Quais as cidades dos times da NFL?

As cidades americanas que têm times na NFL são Agoura Hills, na Califórnia (Los Angeles Rams); Arlington, no Texas (Dallas Cowboys); Atlanta, na Georgia (Atlanta Falcons); Baltimore, em Maryland (Baltimore Ravens); Buffalo, em Nova York (Buffalo Bills); Charlotte, na Carolina do Norte (Carolina Panthers); Chicago, em Illinois (Chicago Bears); Cincinnati, em Ohio (Cincinnati Bengals); Cleveland, em Ohio (Cleveland Browns); Costa Mesa, na Califórnia (Los Angeles Chargers); Denver, no Colorado (Denver Broncos); Detroit, em Michigan (Detroit Lions); East Rutherford, na Nova Jérsei (New York Jets); Filadélfia, na Pensilvânia (Philadelphia Eagles); Foxborough em Massachusetts (New England Patriots); Glendale, no Arizona (Arizona Cardinals); Green Bay, em Wisconsin (Green Bay Packers); Houston, no Texas (Houston Texans); Indianápolis, em Indiana (Indianapolis Colts); Jacksonville, na Flórida (Jacksinville Jaguars); Kansas City, em Missouri (Kansas City Chiefs); Landover, em Maryland (Washington Redskins); Miami, na Flórida (Miami Dolphins); Minneapolis, em Minnesota (Minnesota Vikings); Nashville, no Tennessee (Tennessee Titans); Nova Orleans, em Luisiana (New Orleans Saints); Nova York, no estado homônimo (New York Giants); Paradise, em Nevada (Las Vegas Raiders); Pittsburgh, na Pensilvânia (Pittsburgh Steelers); San Franciso, na Califórnia (San Francisco 49ers); Seattle, em Washington (Seattle Seahawks) e Tampa, na Flórida (Tampa Bay Buccaneers).

Futebol Americano