UOL Esporte Fórmula 1
 
10/10/2008 - 12h06

Em risco na Renault, Nelsinho é confirmado em evento em SP

Roberta Nomura
Em São Paulo (SP)
O brasileiro Nelsinho Piquet não vive bons momentos na Renault e ainda não teve confirmado se preserva seu posto na equipe para 2009. No entanto, a equipe anunciou que o piloto participará de um evento de exibição em São Paulo, no final de novembro.

AP
Renault fará uma exibição em São Paulo, com presença garantida de Nelsinho Piquet
GP DA ÍNDIA TERÁ ESTRÉIA EM 2011
PIQUET SATISFEITO COM SEU CARRO
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL
Piquet será a principal estrela do Renault Roadshow, um evento criado em 2003 pelo time francês, mas que passa pela primeira vez pela América do Sul. A idéia é semelhante à que os brasileiros puderam conferir na temporada passada, pouco antes do GP do Brasil, com a Red Bull. A equipe, aliás, fará apresentação no sábado, em Brasília.

"Eu não tenho informação nenhuma se ele fica ou não fica em 2009. Acho que faz parte dos segredos dos deuses da Fórmula 1. A única informação do pessoal da F-1 é a presença do Nelsinho no evento", confirmou Christian Pouillaude, vice-presidente comercial da Renault do Brasil. O acordo para a realização da exibição foi firmado nesta sexta-feira entre o representante da equipe e Walter Feldman, Secretário de Esportes da cidade de São Paulo.

A Renault se apresentará próximo ao Parque do Ibirapuera, no dia 30 de novembro, e o público poderá ver gratuitamente a exibição do modelo R27, que foi usado na temporada de 2007, por Giancarlo Fisichella e Heikki Kovalainen.

Cerca de 80 mil pessoas são esperadas na exibição em São Paulo, a quarta cidade a receber o carro da F-1 da Renault neste ano. Após as passagens por Gyancourt (França), Joanesburgo (África do Sul) e Kiev (Ucrânia), o R27 ainda será apresentado em Lisboa (Portugal).

O Renault Roadshow, que em cinco anos foi acompanhado de perto por 1,5 milhão de pessoas, chega ao país justamente no ano em que um brasileiro defende a escuderia no Mundial de F-1. "Óbvio que a presença do piloto brasileiro foi fator determinante para aproveitar o sucesso da marca comercial no Brasil e a presença da F-1 com o Nelsinho", explicou Pouillaude.

Enquanto Piquet tem sua participação garantida na exibição, sua vida na equipe vive períodos de instabilidade, pela falta de bons resultados. Apesar de uma segunda colocação na etapa da Alemanha, o brasileiro abandonou sete provas e pontuou em apenas três, totalizando 13 pontos, na 13ª posição da tabela.

Possível substituto de Nelsinho na Renault, o também brasileiro Lucas di Grassi não tem participação prevista no evento, assim como o bicampeão mundial Fernando Alonso, primeiro piloto da escuderia.

Já tradicional a apresentação da Renault custará R$ 150 mil aos cofres da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Segundo o secretário Walter Feldman, há outros R$ 70 mil por custos operacionais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), responsável pelo bloqueio da avenida Pedro Álvares Cabral entre o Monumento às Bandeiras e a Bienal.

"Este custo operacional ainda não foi definido. Se o evento for considerado estratégico, a organização não paga. Se não for, ainda não definimos se é a empresa ou a secretaria que arca com a despesa", afirmou Feldman ao UOL Esporte.

O badalado desfile do carro da Renault renderá melhorias na região do Parque do Ibirapuera, que venceu a 'disputa' com a avenida Paulista, também cogitada para ser o palco do evento. O trecho de 1,230 km de percurso do R27 terá novo asfalto em meados de novembro.

"Vamos começar agora e finalizar no meio de novembro. A prefeitura já estava cuidando do asfalto em várias regiões. Agora, é nossa prioridade absoluta recapear o trecho para o evento", informou o secretário de Esportes.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host