UOL Esporte Fórmula 1
 
28/09/2008 - 11h01

Ferrari atrapalha Massa, Alonso vence e Hamilton abre frente

Do UOL Esporte
Em São Paulo
"Tudo pode acontecer e a gente tem de manter a concentração". A frase de Felipe Massa logo após o treino oficial do GP de Cingapura era uma precaução, após ele obter a pole position, mas acabou se tornando uma amarga profecia. Com mais um problema em seu pit stop, o brasileiro viu uma prova impecável ser jogada fora, terminou em 13º lugar e viu a vitória do espanhol Fernando Alonso neste domingo.

OS INESPERADOS NA CINGAPURA
Russell Joyce/Reuters
Massa iniciou com tudo, liderando a prova e sem ser ameaçado por Hamilton na ponta
Oliver Multhaup/AP
Mas tudo acabou na 17ª volta, quando ele parou nos boxes e levou a mangueira
Roslan Rahman/AFP
Assim, a vitória caiu no colo de Alonso, que venceu pela 1ª vez na volta à Renault
VEJA AS FOTOS DA PROVA
"UM ERRO DIFÍCIL DE ACEITAR"
MASSA SOFRE PELA SEXTA VEZ
OUÇA A ENTREVISTA DE MASSA
VEJA COMO TERMINOU O GP
SAIBA COMO ESTÁ O MUNDIAL
O ERRO CUSTOU O TÍTULO?
OPINE SOBRE BRIGA PELA TAÇA
Se não bastasse isso, Massa ainda viu o inglês Lewis Hamilton ser o terceiro colocado, ampliar sua diferença para sete pontos na liderança do Mundial e, agora, o brasileiro depende de erros do inglês nas próximas provas ou da ajuda de Kimi Räikkönen para ser campeão, pois se Massa vencer os três GPs restantes e Hamilton for segundo, o piloto da McLaren leva o título.

Massa liderava tranqüilamente o GP, mas na 17ª volta viu a chance da vitória e de assumir a liderança do Mundial escapar. Na parada, o piloto teve a permissão da equipe para sair, mas o mecânico responsável pelo abastecimento não conseguiu liberar a mangueira de combustível e deixou o box com o equipamento. Ele teve de parar na saída do pit, aguardar a chegada de um mecânico e viu o "tudo pode acontecer" tornar-se real.

Esta foi a sexta vez que o brasileiro foi prejudicado por uma falha da Ferrari nesta temporada. Na Hungria, ele teve de abandonar a prova com problemas no motor na antepenúltima volta, quando liderava com tranqüilidade. Ele também foi "atrapalhado" nos GPs da Inglaterra, do Canadá, de Mônaco e da Austrália.

O inesperado também aconteceu na briga pela vitória justamente nesta parada, provocada pelo acidente de Nelsinho Piquet, que levou à entrada do safety car na pista. O grande beneficiado foi justamente o espanhol Fernando Alonso, companheiro de equipe do brasileiro, que venceu o GP, pois havia parado antes da batida de Nelsinho e assumiu a liderança após a primeira rodada de pit stop, quando os carros já não tinham mais diferença entre eles. Esta foi a primeira vitória de Alonso em seu retorno à Renault.

O alemão Nico Rosberg foi beneficiado também pela estratégia da Williams para ser segundo colocado. Timo Glock, da Toyota, foi o quarto colocado, seguido pelos também alemães Sebastian Vettel e Nick Heidfeld, pelo escocês David Coulthard e pelo japonês Kazuki Nakajima. Os brasileiros Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello abandonaram a prova.

Agora, restam apenas mais três provas para terminar a temporada. A próxima corrida será no Japão, no circuito de Fuji, em 12 de outubro. Uma semana depois a China receberá o penúltimo GP, e o Brasil fecha o calendário em 2 de novembro.

A prova
O brasileiro da Ferrari começou muito bem na prova, manteve a ponta na largada e já abriu 1s2 para Hamilton logo na primeira volta. O inglês teve de se preocupar mais com a aproximação de Räikkönen, e via o seu companheiro de equipe, Heikki Kovalainen, cair de quinto para sétimo lugar.

CLASSIFICAÇÃO DA PROVA
1 - Fernando Alonso
2 - Nico Rosberg
3 - Lewis Hamilton
4 - Timo Glock
5 - Sebastian Vettel
6 - Nick Heidfeld
7 - David Coulthard
8 - Kazuki Nakajima
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
A partir do segundo giro, Hamilton passou a abrir vantagem sobre o finlandês, mas não conseguia se aproximar de Massa, que mantinha uma diferença de 3s para o rival. Sem muitos pontos de ultrapassagem, nem as brigas no bloco intermediário tratavam de empolgar. Apenas na sexta volta houve a primeira troca de posição na pista, com Nico Rosberg superando Jarno Trulli pelo nono lugar.

O italiano da Toyota caiu gradualmente de rendimento e, ao mesmo tempo, Räikkönen passou a reagir na prova. A partir da sétima volta, ele passou a cravar o tempo mais rápido seguidamente, diminuiu a diferença para Hamilton de 6s para 2s5 em seis giros, e o inglês também via a vantagem de Massa aumentar na ponta.

Na sua 14ª volta, o brasileiro Nelsinho Piquet perdeu o controle, bateu de traseira no muro e o safety car entrou na pista. "Desculpa, rapazes. Perdi a traseira", lamentou o brasileiro, em comunicação pelo rádio com a Renault. Em seguida, foi a vez de Rubens Barrichello abandonar a prova com problemas mecânicos.

A série de dificuldades com os brasileiros fez a sua última vítima na 17ª volta. Quando fez sua parada nos boxes, Massa foi liberado para sair pelo sinal eletrônico, que a Ferrari adotou para controlar o seu pit stop, o mecânico do reabastecimento de combustível não conseguiu retirar a mangueira e o piloto acabou levando o equipamento consigo. Ele parou na saída dos boxes, aguardou os mecânicos por mais de dois minutos e voltou em último entre os 18 que estavam na pista.

Ao mesmo tempo, Räikkönen chegou aos boxes, teve de aguardar a parada de Massa e perdeu tempo, voltando em 15º lugar. Além da desastrosa participação da Ferrari, a parada nos boxes provocou uma mudança na liderança com Rosberg, que havia feito sua parada antes do acidente de Nelsinho, na frente seguido por Trulli e Fisichella, que não pararam. Kubica e Alonso estavam logo atrás, outros que também foram aos boxes antes da 17ª volta, com Hamilton em oitavo lugar.

Sete giros depois de sua parada, Massa ainda teve de cumprir um drive-through por "deixar o pit stop em condição insegura", quando já tinha passado Sebastien Bourdais. A direção da prova também puniu Rosberg e Kubica com dez segundos nos boxes, pois eles fizeram suas paradas quando o local estava fechado. Assim, na 28ª volta, quando o alemão da Williams cumpriu a penalização, a liderança caiu no colo de Trulli, seguido por Alonso e Rosberg.

Mas o italiano da Toyota parou no box na 33ª volta e deixou Alonso com o caminho aberto para obter o triunfo. Hamilton, que era o quarto, ganhou a terceira posição nos boxes, ultrapassando Glock após sua parada na 44ª volta.

Sete giros depois, Massa viu Jarno Trulli lento na pista, perdeu o ponto de freada na curva, acabou rodando e chegou a bater no muro, mas ele voltou. No retorno, Adrian Sutil tentou desviar e se chocou contra o muro, provocando nova entrada do safety car, que definiu de vez a vitória de Alonso. Para completar apenas a corrida trágica da Ferrari, Räikkönen bateu na 58ª volta e viu escapar a quinta posição.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host