UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

25/05/2008 - 11h04

Hamilton vence GP de Mônaco e assume a ponta do campeonato

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Lewis Hamilton, da McLaren, entrou para a cobiçada lista de vencedores do Grande Prêmio de Mônaco, neste domingo, deixando a corrida na liderança do Mundial de Pilotos. O piloto inglês fez uma corrida com poucos erros e conseguiu superar os dois carros da Ferrari, que largaram teoricamente com mais chances de vitória. A prova terminou pelo limite de tempo (2h).

HAMILTON VENCE EM MÔNACO
AFP
Hamilton corre para comemorar com o pai e o irmão a vitória em Mônaco
AP
Piloto da McLaren assume a liderança do Mundial de Pilotos
FOTOS DE MÔNACO
GP DE MÔNACO
MASSA RECLAMA DE ESTRATÉGIA
BLOG DO SEIXAS
FERRARI ERROU?
Completando o pódio da sexta etapa da temporada aparecem Robert Kubica, da BMW, em segundo, e o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, em terceiro. Com esse resultado, Hamilton acumula 38 pontos, contra 35 de Kimi Räikkönen, da Ferrari.

Com uma forte chuva caindo no início, Hamilton fez uma ótima largada, deixando Kimi Räikkönen, da Ferrari, para trás e assumindo a segunda posição. Seis voltas depois, no entanto, o vice-campeão bateu na proteção e danificou o pneu traseiro. Mesmo com uma parada a mais nos boxes, conseguiu permanecer entre os cinco primeiros e, aos poucos, assumiu a ponta.

Massa chegou a liderar bastante a prova, colocando 13 segundos de vantagem em cima do adversário mais próximo, Kubica. Um acidente entre David Coulthard, da Red Bull, e Sebastien Bourdais, da Toro Rosso, no entanto, provocou a entrada do safety car na pista, eliminando a vantagem construída pelo brasileiro. A pressão de Kubica cresceu e Massa errou, passando reto na curva e perdendo a ponta.

Além disso, uma estratégia ousada da Ferrari, apostando na volta da chuva -que não aconteceu- diminuiu muito as chances do brasileiro lutar de volta pela liderança.

Com os inúmeros erros de boa parte dos pilotos, os competidores que geralmente não ficam na zona de pontuação conseguiram bons resultados, como Rubens Barrichello, da Honda, que terminou em sexto pontuando pela primeira vez desde a última corrida de 2006, o GP do Brasil.

Adrian Sutil da Force India, terminaria na quarta colocação não fosse por um erro de Räikkönen a poucas voltas do final que o tirou da corrida.

Nelsinho Piquet, da Renault, novamente abandonou, mas protagonizou uma batalha interessante com Nico Rosberg, da Williams. O brasileiro sofria para manter o carro na pista por estar com pneus errados, mas resistiu bem à pressão do adversário -mesmo sendo ultrapassado eventualmente. Logo após seu pit stop, no entanto, com pneus para pista seca, escorregou e bateu.

Räikkönen teve uma péssima corrida. Depois de perder uma posição na largada para Hamilton teve que cumprir um stop and go por causa de um erro da equipe com os pneus de sua Ferrari. O campeão terminou em nono lugar.

Hospedagem: UOL Host