UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/04/2008 - 10h41

Räikkönen vence na Espanha em nova dobradinha da Ferrari

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Ferrari voltou a apresentar domínio no Mundial de F-1. A escuderia italiana dominou o GP da Espanha, neste domingo, e cravou uma dobradinha pela segunda corrida seguida. Dessa vez, as posições se inverteram em relação ao Bahrein, com o finlandês Kimi Räikkönen em primeiro, seguido pelo brasileiro Felipe Massa.

IMAGENS DA PROVA EM BARCELONA
AFP
Massa ultrapassou Alonso na primeira curva
AFP
Já na 1ª volta, Räikkönen começou a abrir
AP
Kovalainen sofre acidente e preocupa
AFP
Hamilton superou Kubica pelo terceiro lugar
Crédito
Räikkönen festeja segunda vitória no ano
CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PROVA
VEJA IMAGENS DA CORRIDA
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL
SEIXAS: RÄIKKÖNEN VIRA FAVORITO
TEÓ: DOMÍNIO PODIA SER MAIOR
O triunfo de Räikkönen foi praticamente de ponta a ponta. Ele, que já havia sido o melhor nos treinos livres e saiu na pole position, só largou a liderança quando foi para os boxes. Sem ser ameaçado por Massa, guiou sua Ferrari tranqüilamente à segunda vitória no ano e à 17ª na carreira.

O pódio no circuito de Barcelona foi completado pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Ele largou em quinto lugar, passou o polonês Robert Kubica na primeira curva e, depois, foi beneficiado pelo desempenho ruim do carro de Fernando Alonso, que saiu em segundo e abandonou a prova na 33ª volta.

Com o resultado, Räikkönen abre boa vantagem na liderança do Mundial. Atual campeão, ele chegou a 29 pontos e tem 9 à frente de Hamilton. Massa, que pontuou apenas em sua segunda corrida é o quarto, com 18, ficando ainda atrás do polonês Robert Kubica, da BMW, com 19.

O GP da Espanha começou com poucas disputas na largada. Na primeira curva, Massa ganhou o segundo lugar de Alonso, enquanto Kubica perdeu o quarto lugar para Hamilton. Entre os demais brasileiros, Nelsinho Piquet manteve o 10º posto, mas Rubens Barrichello perdeu uma posição e foi para 12º.

Depois da entrada do "safety car" na pista logo na primeira volta, por causa de acidente entre Sebastian Vettel e Adrian Sutil, a corrida teve pouca emoção. Até a primeira parada nos boxes, Räikkönen só se preocupava em abrir vantagem para Massa e conseguiu mais de três segundos.

Nesse momento, Nelsinho Piquet já havia dado adeus à corrida após acidente com o retardatário francês Sebastien Bourdais em uma disputa de curva.

Depois da primeira parada e com Räikkönen de volta à ponta, o "safety car" voltou a entrar na pista. O motivo foi um acidente do finlandês Heikki Kovalainen, que saiu da pista em alta velocidade por causa de um problema no pneu dianteiro esquerdo e foi parado por um muro de pneus.

Por ter ficado preso embaixo dos pneus, Kovalainen provocou preocupação e foi levado em uma maca e com o pescoço imobilizado para o centro médico. Mas, logo depois do susto, já se mostrava consciente e foi encaminhado a um hospital para exames complementares.

Durante as seis voltas do "safety car", Barrichello, que fez a corrida de número 256 na carreira, igualando recorde do italiano Riccardo Patrese, abandonou. Dentro dos boxes, ele tocou o carro com o do italiano Giancarlo Fisichella, impedindo que seu Honda prosseguisse.

Com a corrida voltando ao normal, apenas a torcida espanhola lamentou ao ver Alonso abandonar o GP em casa na 33ª volta por problemas do motor. Mesmo assim, o bicampeão mundial ainda fez festa com o público e ganhou aplausos.

Na segunda metade da corrida, Räikkönen se manteve dominante. Fez mais uma parada nos boxes para reabastecimento, a 19 voltas do fim, e segurou vantagem de dois a três segundos sobre Massa.

Como o circuito catalão oferece poucos pontos de ultrapassagem, os pilotos não se arriscaram até o fim. Enquanto Räikkönen "passeou" até a bandeirada final, Massa ainda levou susto com uma aproximação de Hamilton e teve de aumentar o ritmo para segurar a segunda posição.

Atrás de Hamilton, completando a zona de pontuação, chegaram Kubica, o australiano Mark Webber, da Red Bull, o inglês Jenson Button, da Honda, o japonês Kasuki Nakajima, da Williams, e o italiano Jarno Trulli, da Toyota.

Hospedagem: UOL Host