UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/03/2008 - 09h17

Hamilton x Alonso: Companheiros infelizes se tornam rivais respeitáveis

Das agências internacionais
Em Melbourne (AUS)
Lewis Hamilton e Fernando Alonso sentaram cada um de um lado de Kimi Räikkönen na entrevista coletiva de abertura da temporada 2008 da Fórmula 1, nesta quinta-feira, e mostraram grandes sorrisos para as câmeras.

A camaradagem entre os dois pode parecer falsa, mas aparentemente o bicampeão Alonso e o vice de 2007, Hamilton, demonstram estar muito mais confortáveis como adversários, que como companheiros de equipe.

Agora que Alonso voltou para a Renault, equipe com a qual conquistou os títulos de 2005 e 2006, e Hamilton permaneceu na McLaren, eles não precisarão disputar o status de número 1 dentro da equipe para o campeonato 2008, que começa neste final de semana, com o GP da Austrália.

Segundo Hamilton, a transição de companheiro de equipe para Heikki Kovalainen -que estava na Renault, no lugar ocupado hoje por Alonso- foi tranqüila. Ele diz esperar que o finlandês dê bastante trabalho no domingo.

"Heikki está sendo bem recebido na equipe, assim como Fernando foi", disse. "Obviamente é diferente, quando você tem um bicampeão... quando você está na sua primeira temporada e alguém que você vem assistindo há tantos anos, você vai e trabalhar contra ele -trabalhar com ele- é um privilégio. Desse ponto de vista, é uma pena que Alonso não esteja conosco, mas será um novo desafio para mim e Heikki."

De acordo com Hamilton, ter Kovalainen no time aumenta sua motivação. "Nós dois temos a mesma fome de vitórias e de levar a equipe adiante", explicou. "É muito bom que nós dois estejamos na mesma direção."

Da parte de Alonso, a tática tem sido evitar responder perguntas polêmicas. Apesar de ter dito no ano passado que não recebeu o tratamento que merecia na McLaren, nesta quinta-feira ele ignorou três vezes uma pergunta sobre declaração recente de Flavio Briatore, chefe da Renault, dizendo que Hamilton não tinha lhe dado respeito.

"São apenas especulações ou rumores sobre coisas destrutivas antes mesmo da primeira corrida ... então, nada", disse Alonso. "Não estamos juntos, mas ainda disputamos um com o outro em equipes diferentes. Todos os anos é o mesmo desafio."

Sobre a disputa entre os dois times, Alonso mantém a postura cautelosa e diz que será um ano de reconstrução para a Renault. "Eu tenho Nelsinho (Piquet, seu companheiro) e com certeza com novos pilotos você aprende novas coisas. Foi o mesmo no ano passado. Quando mudei e fui para a McLaren, Lewis estava chegando na equipe, bem como na F-1. Então estava sempre dando idéias novas e um novo jeito de fazer as coisas. Você sempre aprende com todo mundo."

Hospedagem: UOL Host