UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

21/10/2007 - 15h32

Ferrari e erros de Hamilton dão título de 2007 ao azarão Räikkönen

Do UOL Esporte *
Em São Paulo
O título estava quase nas mãos de Lewis Hamilton. Fernando Alonso também estava próximo. Mas foi o finlandês Kimi Räikkönen, o grande azarão da briga pelo primeiro lugar, que conquistou o título de 2007 da Fórmula 1.

TÍTULO QUASE FOI PARA O TAPETÃO
EFE
Os quatro carros da foto fizeram com que o GP do Brasil durasse seis horas a mais. A BMW e a Williams foram investigadas por uso de combústível irregular. Se fossem punidas, o inglês Lewis Hamilton ganharia o título. Após horas de audiências para discutir se o combustível mais frios que os dois times usaram teria alterado o resultado, a FIA resolveu não punir ninguém. Oficialmente, Räikkönen só foi campeão às 22 horas de domingo. Clique e leia mais.
1. K. Räikkönen (FIN/Ferrari) - 110 ptos
2. L. Hamilton (ING/McLaren) - 109
3. F. Alonso (ESP/McLaren) - 109
4. F. Massa (BRA/Ferrari) - 94
5. N. Heidfeld (ALE/BMW) - 61
6. R. Kubica (POL/BMW) - 39
7. H. Kovalainen (FIN/Renault) - 30
8. G. Fisichella (ITA/Renault) - 21
9. N. Rosberg (ALE/Williams) - 20
10. D. Coulthard (ESC/Red Bull) - 14
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
Apoiado por Felipe Massa e pelo jogo de equipe da Ferrari, o finlandês venceu o GP Brasil neste domingo em Interlagos. Massa, que largou na pole, ficou em segundo. Alonso chegou em terceiro, apenas para assistir à festa ferrarista.

Hamilton errou mais uma vez, ainda teve problemas mecânicos e perdeu o título. Ele perdeu a segunda posição logo na largada, para Räikkönen. Nas primeiras curvas foi superado por Alonso. Tentou se recuperar, mas errou, freou fora da hora, saiu da pista. Em oitavo lugar, teve problemas no carro, deu meia volta a baixa velocidade, voltou, mas deu adeus ao título. Na China, ele já tinha derrapado na entrada dos boxes.

Com a vitória, Räikkönen chegou a 110 pontos na temporada. Hamilton, que poderia ter ficado com o título no GP da China, terminou com o vice-campeonato, empatado em 109 pontos com Alonso, mas com vantagem no desempate por segundos lugares - cinco do britânico contra quatro do espanhol (no número de vitórias, empate de quatro para cada um).

A largada mostrou que Massa iria, sim, fazer o jogo de equipe que marcou a vida de Rubens Barrichello na Ferrari. O brasileiro largou bem, entrou na frente de Hamilton e diminuiu a velocidade, para segurar o inglês. Räikkönen aproveitou, passou o inglês e quase passou Massa.

Alonso também usou a manobra de Massa para passar Hamilton. Atrás do espanhol, o inglês se desesperou. Ele errou na freada do Lago ao tentar uma ultrapassagem, travou as rodas e saiu da pista. Voltou em oitavo, na segunda volta já aparecia na sétima posição e, com seis voltas, era o sexto.

Nesse momento, a prova era perfeita para o finlandês. As Ferraris tinham um rendimento melhor do que a McLaren de Alonso, abrindo vantagem. Nesse cenário, o título era do espanhol, mas bastava uma inversão de posições entre Räikkönen e Massa, algo que a Ferrari cansou de fazer com Michael Schumacher e Barrichello, para que o título ficasse com o finlandês.

RÄIKKÖNEN É O CAMPEÃO
AFP
Massa largou à frente e liderou, mas "jogo de equipe" colocou seu parceiro na ponta
Reuters
Erro de Lewis Hamilton e falha mecânica da McLaren encerraram o sonho do novato
EFE
Depois de anos frustrados na McLaren, o finlandês conquistou o seu primeiro título
ESPECIAL: A VIRADA DE RÄIKKÖNEN
VEJA AS IMAGENS DO GP BRASIL
Na oitava volta, as coisas ficaram ainda melhores para o finlandês. Hamilton perdeu rendimento, quase parando na pista. Segundo a Rede Globo, por um problema com o câmbio. Com isso, caiu para a 18ª posição, 40 segundos atrás do líder.

Após a primeira parada, na 19ª volta, Massa manteve a ponta, à frente de Räikkönen, depois da parada do finlandês, na 20ª. Hamilton, em corrida de recuperação, parou na 22ª volta, uma depois de seu companheiro de equipe, Alonso.

Após 30 voltas, o inglês já era o 12º, após passar pela segunda vez por Barrichello, que ainda não tinha parado nos boxes (a primeira foi quando ele era o 18º e o brasileiro, o 17º). Massa, com volta mais rápida atrás de volta mais rápida, já abria 3s231 para Räikkönen.

Alonso seguia com muitos problemas. Na 33ª volta, o polonês Robert Kubica, da BMW, assumiu o terceiro lugar, deixando o espanhol em quarto.

Nesse cenário, Räikkönen só precisava passar Massa para ser campeão. E a ultrapassagem aconteceu nos boxes, a 18 voltas do final. Massa tinha parado duas voltas antes e o finlandês, mais rápido, aproveitou para abrir a vantagem. Quando Räikkönen saiu dos boxes, Massa vinha ainda no final da reta.

Hamilton, que chegou a ameaçar o título do finlandês, acabou prejudicado pelo problema no câmbio e pela estratégia da equipe. Após os problemas do início da prova, a McLaren optou por três paradas para o inglês. Hamilton, que chegou a ser oitavo, caiu para décimo após sua terceira parada. No final, ficou com a sétima posição.

* Atualizada às 22 horas
Hospedagem: UOL Host