UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

04/08/2007 - 19h08

FIA recua, pune Alonso e beneficia Hamilton no GP da Hungria

Das agências internacionais
Em Hungaroing (Hungria)
CONFIRA O NOVO GRID
1. Lewis Hamilton - McLaren
2. Nick Heidfeld - BMW Sauber
3. Kimi Räikkönen - Ferrari
4. Nico Rosberg - Williams
5. Ralf Schumacher - Toyota
6. Fernando Alonso - McLaren
14. Felipe Massa - Ferrari
18. Rubens Barrichello - Honda
GRID COMPLETO
Após comemorar a pole position, o piloto espanhol Fernando Alonso (McLaren) recebeu a notícia de que foi punido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pelo incidente no treino de classificação do GP da Hungria.

Anteriormente, a FIA havia decidido que não puniria o espanhol, ratificando as posições do grid de largada. Entretanto, a entidade voltou atrás, com a alegação de que o espanhol retardou propositalmente sua permanência nos boxes para impedir que Hamilton tentasse mais uma volta rápida. Com isso, acabou penalizando Alonso com a perda de cinco posições.

MAIS PUNIÇÃO
O piloto da Renault Giancarlo Fisichella também foi punido com cinco posições no grid de largada por ter bloqueado Sakon Yamamoto, da Super Aguri, no início do treino classificatório. O italiano agora larga em 13º, uma posição à frente de Felipe Massa.
O espanhol agora irá largar na sexta colocação no grid deste domingo. A prova em Hungaroring terá início às 9h (horário de Brasília), com acompanhamento em tempo real pelo UOL Esporte.

Quem comemorou a decisão da FIA foi o seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, que herdou a pole position, seguido de Nick Heidfeld, da BMW e Kimi Raikkonen, da Ferrari. A punição a Alonso não interfere na posição dos brasileiros Felipe Massa e Rubens Barrichello, que irão largar bem atrás (14º e 18º, respectivamente).

O espanhol recebeu a punição por ter esperado cerca de dez segundos antes de deixar os boxes na troca final de pneus da sessão que definiu o grid de largada. O atraso impediu Hamilton de abrir sua última tentativa de conquistar a pole, que ficou nas mãos de Alonso.

"Por causa do atraso de Alonso, Hamilton ficou impossibilitado de completar o pit stop no tempo suficiente que o permitiria ainda tentar a pole position", argumentaram os fiscais do GP para punir o espanhol na noite deste sábado, horas depois do treino qualificatório.

O chefe da escuderia, Ron Dennis, criticou Hamilton e defendeu Alonso no caso. Apesar de o espanhol ter recebido o sinal de seu mecânico dizendo que poderia deixar os boxes, Dennis revelou que o piloto estava sendo instruído por seu engenheiro, que pediu para ele esperar o melhor momento de ir para a pista.

POLÊMICA NA HUNGRIA
AFP
Alonso comemorou a pole position após bloquear Hamilton nos boxes
AFP
Depois do treino, no entanto, o clima entre os dois não parecia ruim
Reuters
Já Massa não conseguiu passar para a terceira fase do treino e sai em 14º
SAIBA COMO FOI O TREINO
ÁLBUM DE FOTOS
"É o engenheiro que determina quando o piloto deve sair dos boxes. É essa a seqüência. Se você acha que foi algo deliberado, então pode achar o que quiser. Eu falei exatamente o que aconteceu."

De acordo com o chefe da equipe, a decisão de Hamilton de desobedecer as ordens comprometeu os planos do time durante a classificação. "Eles estavam fora da seqüência porque Lewis deveria ter diminuído e deixado Fernando passar. Ele não o fez. Ele acelerou. Foi assim que saímos da seqüência", explicou o dirigente.

A FIA puniu também a McLaren, que não irá pontuar nesta etapa do Mundial de Construtores independentemente dos resultados de Alonso e Hamilton. "As ações da McLaren no final do qualificatório foram consideradas prejudiciais aos interesses da competição", afirmaram os fiscais. A escuderia inglesa tem 27 pontos de vantagem sobre a Ferrari (138 a 111), diferença que pode ser reduzida no GP da Hungria.

Pelo Mundial de Pilotos, a disputa é ainda mais acirrada. Hamilton lidera com 70 pontos, dois a mais que Alonso. Massa vem logo atrás com 59, seguido de Raikkonen com 52.

Hospedagem: UOL Host