UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

10/06/2007 - 15h48

Em GP conturbado, Hamilton vence no Canadá e lidera campeonato

Da Redação
Em São Paulo
Em uma corrida intensa, com batidas, bandeiras amarelas e duas desclassificações, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, assumiu a liderança do campeonato com estilo. Depois da pole no sábado, venceu o GP do Canadá neste domingo, na sua primeira vitória na carreira.

IMAGENS DA CORRIDA
EFE
Fernando Alonso errou três vezes e acabou em sétimo o GP do Canadá
Reuters
Robert Kubica, polonês da BMW, bate forte e é fica imóvel no carro
Reuters
Lewis Hamilton ficou alheio aos problemas da prova e venceu o GP
VEJA MAIS FOTOS DA CORRIDA
MASSA É DESCLASSIFICADO
VEJA A CLASSIFICAÇÃO
COMENTE O RESULTADO
KUBICA PASSA BEM
Com isto, foi aos 48 pontos. O espanhol Fernando Alonso, seu companheiro, esteve em sexto até as duas últimas voltas, mas perdeu o freio e acabou em sétimo, marcando dois pontos. Com o resultado, ele fica em segundo no campeonato, com 40 pontos. Massa é o terceiro, com 33.

Ao todo foram quatro entradas do safety car na pista, com um grave acidente de Robert Kubica, da BMW, que depois foi levado ao centro médico e passa bem, apenas com uma fratura na perna. Na volta 51, Felipe Massa e Giancarlos Fisichella levaram bandeira preta.

Logo na largada, Hamilton já teve que brigar para manter a liderança com o Alonso. Na primeira curva, ele fez com que o espanhol bicampeão furasse a chicane e fosse ultrapassado por Nick Heidfeld. Massa veio atrás e segurou para não bater, se mantendo em quarto. O ferrarista Raikkonen tentou acompanhar o brasileiro, mas Nico Rosberg, da Williams, levou a melhor e assumiu a quinta colocação.

Com carro mais leve, Hamilton abriu na sexta volta 4,6s para Heidfeld. Virando abaixo de 1min17s, o inglês começou a abrir. Em terceiro, vendo o seu companheiro fugir com o alemão Heidfeld, Alonso cometeu mais dois erros na curva de saída da reta de chegada, na volta 14 e 17.

No segundo erro, Massa não perdoou e passou o piloto da McLaren. Em quatro voltas, o brasileiro assumiu a primeira posição, já que Heidfeld parou na 20ª volta, e Hamilton na seguinte.

Na 23ª volta, o safety car entrou na pista por causa de um acidente com o alemão Adrian Sutil (Spyker). Alonso e Rosberg se aproveitaram para trocar os pneus. Depois os dois seriam punidos com dez segundos no box por entrarem no boxe com o safety car na pista.

Mostrando a preferência da Ferrari entre os dois pilotos, Massa parou junto com Raikkonen na volta 25 e foi atendido antes. No retorno à pista, porém, ele permaneceu em décimo segundo.

Por pouco tempo. Na vigésima sétima volta, uma forte pancada de Kubica (BMW) fez a bandeira amarela ficar na prova durante cinco voltas. No acidente, o polonês resvala no italiano Trulli e vai de frente para o muro. Ele capota e fica sem se mexer no carro. O piloto foi ao centro médico e as informações são que ele está bem e consciente.

CLASSIFICAÇÃO
1 - L. Hamilton (ING) McLaren
2 - H. Heidfeld (ALE)BMW
3 - A. Wurz (AUT)Williams
4 - H. Kovalainen (FIN)Renautl
5 - K. Raikkonen (FIN)Ferrari
6 - T. Sato (JAP)SuperAguri
PilotoEquipe
LEIA MAIS SOBRE O GP
Na retoma da corrida, Hamilton liderava. E Massa estava em quinto, e Rubens Barrichello em 16º. Alonso, com a punição, ficou para trás, em décimo segundo, e fez uma corrida de recuperação a partir daí.

Mark Webber e Ralf Schumacher se aproveitaram das batidas e ficaram entre o brasileiro e Heidfeld. O piloto da Toyota, entretanto, teve que parar no box e perdeu posições.

Faltando 20 voltas para o fim, novamente a corrida teve bandeira amarela por causa de uma batida do holandês Christijan Albers (Spyker). Nesse momento, Felipe Massa e Giancarlo Fisichella foram desclassificados da corrida. A punição foi por causa da primeira bandeira amarela da corrida, quando os dois entraram para as trocas e saíram com a luz vermelha no box - significando que estava fechado.

Cinco voltas depois, novo acicente. Nova entrada do carro de segurança. Dessa vez, o italiano Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) foi quem bateu. Nesta hora, Rubens Barrichello surgiu com esperanças de pódio, na terceira colocação. Porém, ainda tinha que parar mais uma vez para abastecer, o que aconteceu a 8 voltas do fim.

Com outro acidente, o de Trulli, a corrida só foi reiniciada em alta velocidade faltando 11 voltas para a bandeirada. Hamilton administrou e venceu sua primeira prova na carreira.

Hospedagem: UOL Host