UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

13/05/2007 - 10h38

Massa ganha disputa contra Alonso na largada e vence GP da Espanha

Da Redação
Em São Paulo
O brasileiro Felipe Massa completou o fim-de-semana de domínio e venceu, neste domingo, o GP da Espanha de F-1. Foi o segundo triunfo consecutivo do piloto da Ferrari, que superou o seu companheiro Kimi Raikkonen na classificação geral mas ainda está atrás dos dois rivais da McLaren.

A VITÓRIA DE MASSA
EFE
Massa e Alonso dividiram a 1ª curva
Reuters
Alonso levou a pior saindo da pista
Reuters
E Massa ficou livre com a liderança
EFE
Até receber o troféu pela 2ª vitória
EFE
e os cumprimentos do líder Hamilton
EFE
para fazer mais uma festa no pódio
VEJA O ÁLBUM DE FOTOS
BLOG DO TÉO: BRASIL É O
PAÍS DO AUTOMOBILISMO
SEIXAS: QUEM É O CULPADO?
Depois de um início inconstante de Massa, com um sexto lugar na Austrália e um quinto na Malásia, Massa já se recoloca entre os favoritos ao título e está em terceiro na classificação, com 27 pontos. A liderança é do inglês Lewis Hamilton, com 30, seguido pelo espanhol Fernando Alonso, com 28.

A vitória de Massa começou a ser desenhada na largada. O brasileiro, que saiu na pole position, teve uma disputa acirrada com o bicampeão mundial Alonso, mas levou a melhor ao dividir a primeira curva, jogando o rival para fora da pista, e tomou a liderança.

Depois de jogar Alonso para o quarto lugar, Massa conduziu sua Ferrari de forma tranqüila. Aos poucos, ele aumentou a diferença para seus concorrentes da McLaren e só foi ultrapassado quando parou nos boxes para a troca de pneus e reabastecimento.

Os dois pit-stops, entretanto, não alteraram a ordem dos pilotos na pista, e Massa seguiu firme até a bandeirada para conquistar a quarta vitória na carreira. O brasileiro foi seguido no pódio por Hamilton, que, aos 21 anos, obteve o quarto pódio seguido -um recorde para um estreante-, e por Alonso.

O brasileiro Rubens Barrichello até ameaçou entrar na zona de pontuação. Mesmo guiando o problemático carro da Honda, ele chegou a ocupar o oitavo lugar, mas caiu de rendimento na segunda metade da prova e terminou em décimo. O seu companheiro, o inglês Jenson Button, foi o 12º.

No Mundial de construtores, a McLaren abriu um pouco de vantagem, com 58 pontos contra 49 da Ferrari. A equipe italiana caiu por causa do abandono do finlandês Kimi Raikkonen na décima volta, a primeira desistência da temporada entre as duas principais escuderias da F-1.

A prova

O momento mais emocionante da corrida foi a largada. Na primeira curva, Massa corria pela pista interna, mas Alonso se mostrava mais rápido. Na disputa pela ponta, os carros se tocaram, e o espanhol levou a pior sendo jogado para fora da pista e caindo para o quarto lugar.

No outro duelo entre Ferrari e McLaren, Hamilton foi mais rápido que Raikkonen e impediu que a escuderia italiana esboçasse uma dobradinha.

A corrida tinha tudo para terminar do jeito que estava na primeira volta, mas Raikkonen sofreu um problema mecânico e abandonou na décima volta. Alonso, então, subiu uma posição e a sustentou até o pódio.

CLASSIFICAÇÃO DA PROVA
1 - Felipe Massa (BRA)
2 - Lewis Hamilton (GBR)
3 - Fernando Alonso (ESP)
4 - Robert Kubica (POL)
5 - David Coulthard (GBR)
6 - Nico Rosberg (ALE)
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA
TABELA DO MUNDIAL
MASSA SE ISENTA DE CULPA
Enquanto isso, Massa iniciava sua disparada na liderança que não o preocupou nem quando foi para os boxes pela primeira vez, na 19ª volta. Nesse instante, houve um princípio de incêncio por causa do vazamento de combustível, mas o problema foi contornado.

Na metade da corrida, Massa já tinha 20 segundos de vantagem para Hamilton, o que foi facilmente administrado até o fim. Enquanto isso, o polonês Robert Kubica se consolidou na quarta colocação, mantendo o bom desempenho da BMW neste início de temporada.

A zona de pontuação teve bastante alternância entre os pilotos. A Renault optou por fazer três pit-stops e ficou longe da briga por melhores posições. Assim, o escocês David Coulthard, da Red Bull, foi o quinto, seguido pelo alemão Nico Rosberg, da Williams.

O primeiro carro da Renault a chegar foi o do finlandês Heikki Kovalainen, na sétima colocação. Ele vinha sendo seguido pelo companheiro Giancarlo Fisichella, mas o italiano teve de fazer a terceira parada a três voltas do fim e perdeu a posição para o japonês Takuma Sato, da Super Aguri.

Hospedagem: UOL Host