! Ferrari anuncia Massa no lugar de Barrichello em 2006 - 02/08/2005 - UOL Esporte - F-1
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  02/08/2005 - 11h54
Ferrari anuncia Massa no lugar de Barrichello em 2006

Da Redação
Em São Paulo

A escuderia Ferrari anunciou nesta terça-feira que na próxima temporada terá Felipe Massa correndo no lugar de Rubens Barrichello. O time de Maranello, que já tem contrato com o piloto da Sauber, exerceu sua opção de renovação e o colocará como companheiro de Michael Schumacher.

PERFIL DE MASSA

Nascimento: 25/04/1981
Local: São Paulo (SP)
GPs disputados: 46
Vitórias: 0
Pódios: 0
Pontos na carreira: 24
Estréia: 2002, na Sauber
O anúncio confirma as informações do fim-de-semana, quando foi divulgado que Rubens Barrichello tinha assinado com a BAR de Gil de Ferran para 2006, apesar de seu contrato com a Ferrari ir até o final da próxima temporada.

"Rubens Barrichello deixará a 'Scuderia' no fim da temporada de 2005, depois de uma colaboração de sucesso iniciada em 2000, contribuindo para a conquista dos cinco títulos mundiais de construtores", diz o comunicado oficial da equipe italiana.

O anúncio oficial da ida de Barrichello para a BAR ainda não foi feito. No último fim-de-semana, durante o Grande Prêmio da Hungria, ele não desmentiu as informações, mas criticou o ex-piloto Nelson Piquet por ter deixado que a imprensa soubesse das negociações.

"Essa história criou problemas dentro da equipe", disse o brasileiro. "Alguns mecânicos e engenheiros - com quem tenho um ótimo relacionamento, somos uma família - não conseguiam evitar de me perguntar se é verdade que estou deixando a equipe, por que e o que aconteceu."

O anúncio desta terça põe fim às especulações. Massa, que já foi piloto de testes da Ferrari em 2003, disse que espera contar com a experiência que adquiriu na escuderia italiana e nos três anos como titular da Sauber.

"Me sinto pronto para este novo desafio, que é o mais importante de minha carreira. Estou consciente das responsabilidades que ele representa e não posso esperar para ser parte de uma equipe como a Ferrari, junto com o melhor piloto do mundo, Michael Schumacher", declarou Massa através de um comunicado oficial.

BARRICHELLO NA FERRARI

Estréia na equipe: 2000
Temporadas: 6
Títulos: 0
GPs disputados: 98
Vitórias: 9
Primeira vitória: Hockenheim (ALE) - 2000
Pontos na equipe: 405
O companheiro de Barrichello na BAR ainda não está definido. Jenson Button, atual número 1 da equipe, já tem contrato assinado com a Williams, que não abre mão do inglês. O japonês Takuma Sato, por sua vez, passa por uma situação difícil na equipe, sem garantias devido aos maus resultados nesse ano.

Em sua carreira na Fórmula 1, Massa não conseguiu mais que dois quartos lugares, um no GP da Bélgica em 2004, e um nesse ano, no GP do Canadá. No seu ano de estréia na categoria, em 2002, ele ficou com a 12ª posição no Mundial de Pilotos.

No ano seguinte, sem um lugar como titular na F-1, ele foi testar para a Ferrari com o pretexto de desenvolver suas habilidades, garantindo uma vaga para a temporada de 2004 como titular na Sauber, terminando, mais uma vez, em 12º no Mundial.

Em 2005, ele ocupa o 13º lugar, com oito pontos acumulados. Resultado superior a de seu companheiro, Jacques Villeneuve, que é o 14º empatado com o piloto de testes da McLaren, Alexander Wurz, com seis pontos.

Desgaste
No comunicado em que oficializou a troca de pilotos, a Ferrari não deu motivos para a saída de Barrichello antes do término de seu contrato, que se estendia até o fim de 2006. Mas é difícil dissociar a saída do piloto das rusgas que teve com Michael Schumacher, tornadas públicas neste ano a partir do GP de Mônaco, quando o alemão ultrapassou o brasileiro na última volta.

Revoltado, Barrichello disparou contra o heptacampeão, dizendo que não o considerava mais como um companheiro de equipe e, sim, como "qualquer outro" piloto da categoria.

Para piorar, o desempenho da Ferrari -e do próprio Rubinho- em 2005 é decadente. Barrichello é só o sétimo colocado no Mundial, com 31 pontos, contra 55 de Schumacher, que ocupa a terceira posição.

Enquete
FÓRUM

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias