Topo

Fórmula 1

Chuva atrasa largada na Bélgica e corrida pode ter até uma hora de duração

Fórmula 1 adia largada do GP da Bélgica - Reprodução/Twitter
Fórmula 1 adia largada do GP da Bélgica Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

29/08/2021 10h40Atualizada em 29/08/2021 13h35

A Fórmula 1 adiou a largada do Grande Prêmio da Bélgica por causa das fortes chuvas no circuito. A corrida, programada para começar às 10h (de Brasília), sofreu vários adiamentos e deve ter início às 13h17. Com isso, o limite para encerramento da prova é de cerca de uma hora e não as 44 voltas regulares.

Os pilotos largaram às 13h17, mas, após quatro voltas, precisaram parar novamente, porque a chuva não deu trégua. Neste momento, a bandeira vermelha está levantada.

O limite da realização do evento como um todo é de quatro horas. Apesar disso, segundo a Fórmula 1, a contagem regressiva do GP da Bélgica foi interrompida para a tentativa de completar uma corrida de uma hora ainda hoje.

Perto das 10h30, os pilotos tentaram iniciar a corrida atrás do safety car, mas o teste serviu apenas para mostrar que as condições não estavam realmente adequadas. O atual campeão, Lewis Hamilton, da Mercedes, reclamou que entrou água no capacete dele.

Por conta desta situação, a bandeira vermelha foi exibida e o procedimento de largada foi suspenso. Os carros retornaram para o pitlane enquanto aguardaram a decisão sobre a realização da 12ª etapa do Mundial da F1. O anúncio da previsão de reinício aconteceu por volta das 13 horas. Os carros irão para a pista e farão uma corrida com duração de uma hora.

Mesmo com pneus de chuva e intermediários, que são projetados para dispersar a água e oferecer mais aderência, a alta quantidade de água empoçada na pista dificulta muito o trabalho dessas ferramentas. Os pneus não conseguem fincar com segurança na pista, o que pode causar aquaplanagem.

Existiu a possibilidade de a corrida não acontecer hoje. Apesar disso, a organização temia que a condição climática não melhorasse.

O grande problema é que a chuva não dá trégua desde às 10 horas (de Brasília) e, por esse motivo, a pista fica muito encharcada e tira qualquer condição para os pilotos entrarem em disputa. O tempo de espera é tão grande, que o piloto Lando Norris aproveitou para tirar um cochilo.

*Com AFP

Fórmula 1