Topo

Fórmula 1

Vettel fala sobre protesto na Hungria: "Me desclassifique!"

Sebastian Vettel, com máscara simbolizando diversidade, abraça Lewis Hamilton ao final do GP da Hungria - Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Sebastian Vettel, com máscara simbolizando diversidade, abraça Lewis Hamilton ao final do GP da Hungria Imagem: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Colaboração para o UOL

01/08/2021 13h41Atualizada em 01/08/2021 17h41

Sebastian Vettel voltou a subir ao pódio na Fórmula 1 ao terminar o GP da Hungria na segunda colocação, apenas atrás de Estaban Ocon, o vencedor. Seu resultado, porém, foi anulado horas depois, por conta de um volume irregular de combustível no tanque de seu Aston Martin ao final da prova, num final de semana marcante para o piloto.

A etapa de Hungaroring foi maluca do começo até depois do fim. Antes da medição os mililitros de gasolina de seu carro, o tetracampeão do mundo foi chamado até a sala dos comissários para dar explicações sobre alguns protestos feitos que fez durante o final de semana.

O alemão correu com um capacete diferente este final de semana e fez questão de usar uma camiseta e máscara com as cores do arco-íris antes da corrida. Tudo parte de um protesto em defesa da comunidade LGBTQIA+, que vem sofrendo com duras restrições do governo húngaro. "Eu quis emitir uma mensagem ao governo. Um governo que ao invés de proteger seu povo, os ameaça. Estou pronto para encarar as consequências", disse o tetracampeão.

Vettel soube apenas pela SkySport Itália, o motivo que o levou a ser chamado. O alemão não se escondeu. "Eu não respeitei o procedimento? Me desclassifique então", declarou o alemão.

Não é a primeira vez que a F1 chama a atenção dos pilotos para manifestações deste tipo. Ano passado, Hamilton havia subido ao pódio com uma camiseta pedindo justiça por Breonna Taylor, uma jovem negra assassinada por policiais nos Estados Unidos.

No final, Vettel foi realmente desclassificado pela direção de prova, mas pelo fato de seu carro ter acabado a corrida com um volume de combustível inferior ao exigido em regulamento.

Fórmula 1