Topo

Fórmula 1

F1: Verstappen leva a pior em toque com Hamilton e abandona GP na 1ª volta

Do UOL, em São Paulo

18/07/2021 11h20

O GP da Grã-Bretanha começou com uma grande disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, e quem acabou levando a pior foi o holandês da Red Bull. Ainda na primeira volta, em disputa de tirar o fôlego, o holandês foi tocado pelo britânico, bateu e abandonou.

A disputa pela ponta começou assim que as luzes se apagaram. Hamilton, que perdeu a liderança no sprint de sábado logo na largada, quis dar o troco e os ataques se alternaram até a sétima curva do circuito, a "Copse".

Por fora na curva, Verstappen acabou tocando o pneu traseiro esquerdo na roda esquerda dianteira de Hamilton. O impacto foi tão grande que tirou o pneu do holandês e ele virou passageiro do próprio carro até parar na proteção de pneus.

O atendimento exigiu bandeira vermelha, até para que a organização da prova pudesse arrumar a barreira de pneus da curva. Isso ajudou Hamilton, que ganhou tempo para arrumar o estrago que ficou em sua asa frontal.

Christian Horner, o chefe da Red Bull, reclamou no rádio com os comissários da prova. "Aquela curva não é o lugar para tentar uma ultrapassagem como aquela", argumentou. No entanto não há, em qualquer regulamento da F1, diretrizes quanto a locais certos ou errados de ultrapassagem.

Tão logo a corrida foi reiniciada veio a informação de que Lewis Hamilton foi punido em 10 segundos pela direção de prova, sendo considerado culpado pelo acidente.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A princípio o texto informava que o acidente havia ocorrido na segunda volta, mas na verdade foi na primeira. O erro foi corrigido.

Fórmula 1