Topo

Fórmula 1

Hamilton confiante e "piiii" de Verstappen: as frases do GP da Espanha

Verstappen (à esq.) liderou parte da corrida, mas foi Hamilton quem venceu o GP da Espanha - REUTERS/Albert Gea
Verstappen (à esq.) liderou parte da corrida, mas foi Hamilton quem venceu o GP da Espanha Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

10/05/2021 04h00

O GP da Espanha de Fórmula 1 de ontem (9) terminou de forma idêntica a três dos últimos quatro: com Lewis Hamilton no topo do pódio. O desenrolar da corrida, no entanto, esteve longe de ser rotineiro ou previsível. Abaixo, o UOL Esporte lista as melhores frases do final de semana.

Toto Wolff pistola, e Hamilton confiante

"Esse cara vai nos fazer perder a posição", bradou o chefe da Mercedes, Toto Wolff, ao ver o retardatário Nikita Mazepin —sempre ele!— demorar para dar passagem a Lewis Hamilton a certa altura da corrida.

Na ocasião, Max Verstappen tinha acabado de fazer um pit stop ruim, de mais de quatro segundos. Hamilton liderava a prova e poderia até voltar na frente se parasse também, mas não parou. A oportunidade passou e ele ficou atrás do carro da Red Bull depois da parada, mas deu a cartada vencedora com um segundo pit stop.

"Qual é a distância para ele?", perguntou Lewis ao sair dos boxes na volta 44, no começo do duelo particular que decidiria a corrida. "São 22 segundos. Nós já fizemos isso antes", respondeu um engenheiro da Mercedes. No fim, fizeram de novo.

Max Verstappen, da Red Bull, lidera o GP da Espanha de Fórmula 1 à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Hamilton correu atrás de Verstappen até ultrapassá-lo nas últimas voltas
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Verstappen p... da vida

"Não sei como poderemos chegar ao final com estes pneus"
Max Verstappen, na volta 48, já prevendo o desfecho da corrida.

O roteiro estava claro: de pneus inteiros, Hamilton cedo ou tarde chegaria a Verstappen, que só havia feito uma parada e por isso tinha pneus castigados. Quando a distância já ia diminuindo, o holandês falou no rádio um monte de palavrões que já lhe são tradicionais.

"Cara, estou correndo nessa p?, tentando lidar com Lewis atrás de mim, p?, o que você quer que eu faça, p...?"
Verstappen, na volta 53, irritado com uma sugestão dada pela equipe.

Heptacampeão de sorriso largo

No final de semana de sua 100ª pole position na carreira, Hamilton venceu mais uma e abriu 14 pontos sobre Verstappen no Mundial de Pilotos. Questionado sobre a disputa particular com o holandês, que pelo jeito dará o tom da disputa pelo título, o inglês abriu o sorriso.

"Eu amo, realmente amo essas batalhas com ele. Estamos aprendendo muito, um sobre o carro do outro e o jeito que disputamos a posição. Tem sido empolgante"
Hamilton, sobre as agora frequentes disputas acirradas.

Lewis Hamilton passa em frente aos mecânicos da Red Bull após vencer o GP da Espanha de Fórmula 1 - REUTERS/Nacho Doce - REUTERS/Nacho Doce
Red Bull segue tentando alcançar Hamilton, que é o líder do Mundial
Imagem: REUTERS/Nacho Doce

Bottas discreto após vacilo no começo

"Perder a posição para Leclerc [na largada] comprometeu muito meu desempenho hoje, porque é muito difícil retomar. Em termos de estratégia, ninguém conseguiu seguir o planejado porque o pneu aqueceu muito mais do que imaginávamos."
Bottas, que demorou a ultrapassar a Ferrari de volta

A Ferrari poderia mais?

Charles Leclerc fez a quarta posição, e Carlos Sainz ficou em sétimo. Após a corrida, o espanhol admitiu que ficou aquém do esperado.

"Não tão satisfeito, sinceramente. O carro estava melhor do que o resultado, mas tive uma largada ruim e foi muito difícil ultrapassar. Sinto que deixamos alguns pontos na mesa."
Carlos Sainz, decepcionado após terminar a menos de 1s de Ricciardo.

Alonso e a coragem em excesso

"Depois de Portimão não sabíamos se [a melhora] havia sido em uma pista específica, mas aqui pudemos ver que estamos indo na direção certa: o carro está mesmo melhorando. Nos sentimos mais competitivos, mas queremos mais."
Fernando Alonso, apenas o 17º, mas que viu evolução na Alpine.

A certa altura da corrida, já nas voltas finais, Alonso teve que tentar segurar vários pilotos que vinham atrás com pneus mais inteiros, mas a opção pela parada única acabou não dando certo. Seu companheiro Esteban Ocon foi nono.

"Não consegui segurá-los. Tivemos uma estratégia muito otimista, ficaram cinco ou seis atrás de mim, mas não deu. Fomos corajosos hoje, talvez corajosos demais e com trabalho a fazer, mas no geral feliz com o final de semana."
Alonso, que espera resultado melhor no GP de Monaco.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no primeiro parágrafo, Hamilton venceu três corridas, não quatro. A informação foi corrigida.

Fórmula 1