Topo

Fórmula 1

Hamilton celebra 100ª pole na Fórmula 1: "Feliz como se fosse a primeira"

Lewis Hamilton, da Mercedes, após conquistar a 100ª pole position da carreira - Emilio Morenatti / AFP)
Lewis Hamilton, da Mercedes, após conquistar a 100ª pole position da carreira Imagem: Emilio Morenatti / AFP)

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/05/2021 11h38Atualizada em 08/05/2021 16h50

Lewis Hamilton conquistou hoje, no treino classificatório do Grande Prêmio da Espanha, a 100ª pole position como piloto de Fórmula 1. Aos 36 anos, o heptacampeão mundial tornou-se o primeiro da história a alcançar a marca de 100 vezes na primeira colocação em largadas.

"Quem imaginaria que em 2012, quando eu resolvi mudar de equipe, nunca imaginei que fosse alcançar 100 poles. Estou muito feliz, muito grato, como se fosse minha primeira pole position essa centésima.", afirmou Hamilton em entrevista após garantir a primeira colocação na largada do Grande Prêmio da Espanha, que acontece amanhã.

Hamilton celebrou a conquista agradecendo a todas as pessoas da Mercedes que o apoiaram até aqui. Ele classificou a equipe como "um sonho".

"Não posso acreditar que fiz 100 poles. Isso vem de todas as pessoas, homens e mulheres, que trabalham na equipe, e todo apoio que eu tenho. Tem sido um sonho trabalhar nessa equipe.", ele acrescentou.

A centésima pole veio com uma influência direta de Hamilton, que afirmou ter pedido mudanças no carro para o Q3. Hamilton foi mais lento que Max Verstappen, de Red Bull, no Q2, o que preocupou o britânico.

"Eu fiz algumas mudanças pro Q3, eu estava um pouco preocupado como é que o carro ia agir, a gente tentou melhorar o carro, mas é sempre uma aposta se vai melhorar ou não. A gente sempre tem que estar focado pro carro para corrida.", ele explicou. "Fizemos essa troca no carro e eu percebi que melhorou muito. Eu que pedi essa mudança no carro, eu estava atrás durante a classificação inteira. Eu fui fazendo algumas mudanças aqui e ali pra tentar melhorar o ritmo.", finalizou.

Hamilton também usou seu perfil no Twitter para celebrar a marca alcançada. Ele disse se sentir "grato" por conseguir chegar à centésima pole.

"100 POLES! Eu nem consigo começar a descrever como me sinto. Agradeço à equipe e a todos na Mercedes por tudo que fizeram para nos ajudar a garantir esse marco incrível. Sinto-me muito humilde e muito grato. Parece que é minha primeira vitória de novo.", disse Lewis na postagem.

Mais uma confusão envolvendo Mazepin

Nikita Mazepin, da Haas F1, foi protagonista de mais um problema envolvendo o bloqueio a outro piloto. Dessa vez, o britânico Lando Norris afirmou que foi atrapalhado pelo russo durante o Q1, o que prejudicou o andamento da sua briga por uma boa classificação.

Durante o Q1, o piloto da Haas F1 acabou atrapalhando a volta de Lando Norris, que precisou dar uma volta extra com um novo pneu para garantir um melhor tempo.

Com isso, o britânico teve sua estratégia afetada, já que precisou usar um novo jogo de pneus macios e ficou com apenas um para utilizar no Q3, que definiu a ordem de classificação. Norris larga em nono amanhã.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) puniu o russo com a perda de três posições na largada do Grande Prêmio de Espanha. No entanto, Mazepin foi o último colocado, e a punição não altera sua classificação. Ele também recebeu o seu segundo ponto na carteira. Se chegar a 12 pontos, será suspenso.

Fórmula 1