Topo

Fórmula 1

Verstappen reclama ao perder ponto extra; mas comissários acertam

A ultrapassagem sobre Hamilton foi o melhor momento de Verstappen na prova - Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
A ultrapassagem sobre Hamilton foi o melhor momento de Verstappen na prova Imagem: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/05/2021 14h04

O holandês Max Verstappen ficou surpreso ao receber a notícia de que o ponto extra conquistado no fim do GP de Portugal, hoje (2), por ter feito a melhor volta foi cancelado. O piloto da Red Bull fez um pit-stop de última hora para tentar reduzir a diferença na classificação para Lewis Hamilton. E ele teria conseguido se não ultrapassasse os limites da pista em uma curva do circuito de Portimão.

Em segundo lugar na corrida, Verstappen recebeu a notícia durante a entrevista que reúne os três primeiros colocados, mostrando um tom de surpresa e decepção. "Sério! Isso é um pouco estranho porque eles não verificam os limites da pista na curva 14. Foi um fim de semana um pouco estranho. Vamos ver o que podemos fazer em Barcelona", reclamou.

Porém, a reclamação de Verstappen não procede, como foi amplamente divulgado por sites especializados ao fim da prova. Após o treino classificatório de sábado (1), os comissários adicionaram a curva 14 entre os pontos que seriam fiscalizados em relação ao limite da pista.

"Os limites da pista na saída da curva 14 são definidos quando nenhuma parte do carro fica em contato com a zebra", descreve um comunicado do GP de Portugal.

Sobre a corrida, Verstappen teve seu melhor momento nas primeiras dez voltas, quando conseguiu fazer uma ultrapassagem sobre Lewis Hamilton. O holandês, porém, não sustentou a segunda colocação e levou o troco pouco tempo depois.

"Eu tive uma boa relargada e tentei colocar pressão em Bottas. Mas nós tivemos pouca velocidade no geral, e o Lewis deu o troco e me passou", lembrou ao mostrar que não ficou satisfeito com o desempenho de sua Red Bull. "Depois do pit-stop, acho que o aquecimento dos pneus ficou difícil. Em geral, foi um fim de semana estranho em termos de aderência."

Com o segundo lugar em Portugal, Verstappen continua na vice-liderança do Mundial de Fórmula 1, agora com oito pontos de desvantagem para Hamilton -69 a 61. A terceira colocação pertence ao inglês Lando Norris, da McLaren, com 37.

Fórmula 1