Topo

Fórmula 1

Verstappen cita "condições difíceis" após vitória em Ímola: "Desafiador"

Max Verstappen, da Red Bull Racing, comemora vitória no GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1 - dpa/picture alliance via Getty I
Max Verstappen, da Red Bull Racing, comemora vitória no GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1 Imagem: dpa/picture alliance via Getty I

Do UOL, em São Paulo

18/04/2021 13h28

Max Verstappen precisou apenas de uma curva para assumir a liderança e vencer o GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1 na manhã de hoje. Mas a vitória não foi assim tão simples. Após a corrida, o holandês da Red Bull Racing destacou as "condições difíceis" da pista e classificou a disputa como "desafiadora".

"Foi muito desafiador, especialmente no início. Foi muito difícil permanecer na pista. Com pneus degradando no molhado, escolher o momento certo para usar slicks nunca é fácil. Eu tive um pequeno momento [escapada] com o meu reinício, mas tudo correu bem hoje", disse, citando o momento em que ele próprio acabou rodando antes do reinício da corrida após bandeira vermelha.

Com a pista parcialmente molhada, a corrida foi marcada por erros de diversos pilotos — entre eles, Lewis Hamilton, que precisou fazer uma prova de recuperação depois de sair do circuito ao ultrapassar um retardatário. O britânico chegou a cair para a nona posição, mas teve mais um momento de brilho para garantir um lugar no pódio. Sergio Pérez, que havia largado em segundo, também sofreu com as condições e terminou em 12º. A disputa ainda chegou a ser interrompida por cerca de 25 minutos após um acidente entre Valtteri Bottas e George Russell.

A pista parcialmente molhada complicou a vida dos pilotos antes mesmo do início da corrida. Ainda na volta de apresentação, Charles Leclerc escapou do percurso e precisou "recuperar as posições" antes do alinhamento do grid. Mais cedo, a caminho do grid, Fernando Alonso perdeu o controle do seu Alpine e bateu contra o muro. A equipe precisou trabalhar para trocar a asa dianteira danificada antes da largada. A dificuldade não mudou depois do início da prova. O primeiro a sofrer com condição do circuito foi Nicholas Latifi, da Williams. O canadense bateu forte no muro e precisou abandonar. Quando o safety car já estava na pista, foi a a vez de Mick Schumacher, da Haas, escapar da pista.

"Me surpreendi. Trabalhamos muito para fazer o melhor. Nestas condições difíceis, fizemos um excelente trabalho", completou Verstappen.

Por fim, o piloto da Red Bull minimizou o fato de ainda estar atrás de Lewis Hamilton no campeonato de pilotos. O britânico lidera com apenas um ponto de vantagem graças à volta mais rápida neste domingo. "Longa temporada. Fique calmo", ponderou.

A Fórmula 1 volta no fim de semana do dia 2 de maio, com o GP de Portugal.

Fórmula 1