Topo

Fórmula 1

Presidente da FIA não acredita em 'temporada normal' da F1: 'Vírus está aí'

Jean Todt, presidente da FIA - Clive Mason/Getty Images
Jean Todt, presidente da FIA Imagem: Clive Mason/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/01/2021 18h03

A Fórmula 1 se prepara para o campeonato de 2021, mas, ao que tudo indica, ainda não será desta vez que teremos uma "temporada normal". Pelo menos é isso que pensa o presidente da FIA, Jean Todt.

O dirigente destacou o cenário de pandemia do coronavírus e afirmou que o cronograma de corridas deve sofrer mudanças ao longo do ano. O GP da Austrália, o primeiro do calendário, já corre o risco de ser adiado por conta de restrições impostas pelo governo do país.

"Infelizmente, [a pandemia] não acabou. Não é como se uma temporada normal estivesse acabando, começamos com um pedaço de papel branco. Os bloqueios ainda vão acontecer, assim como o confinamento... O vírus está aí", disse.

"Tem havido progresso e estamos esperando uma vacina, então será bom para a população, bom para o planeta poder desfrutar disso. Mas tenho certeza de que nos próximos dias, ouviremos muitas mudanças potenciais nos diferentes calendários, não apenas na Fórmula 1, mas em outros esportes. Na minha opinião, esse ano não será como poderíamos esperar de uma temporada normal", acrescentou o dirigente francês.

Jean Todt destacou também a "criatividade" da organização para a realização da disputa em 2020.

"Acho que a temporada de 2020 foi uma ótima temporada e com muita criatividade. Quem poderia imaginar um ano atrás, quando nos encontramos em Paris, que teríamos três grandes prêmios na Itália, corridas no mesmo circuito da Áustria, em Silverstone, corrida no traçado alternativo do Barein, na Turquia, então a Fórmula 1 merece os créditos", afirmou.

A Fórmula 1 tem a expectativa de realizar 23 corridas na temporada 2021, incluindo o GP do Brasil, em Interlagos. Uma das novidades seria a adição do GP da Arábia Saudita no final do ano. O início da temporada está previsto para o dia 21 de março.

Fórmula 1