Topo

Fórmula 1

Verstappen lidera do início ao fim e vence em Abu Dhabi; Fittipaldi é 19º

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/12/2020 11h51

O piloto da Red Bull Racing, Max Verstappen, aproveitou a pole position que conquistou no treino classificatório, liderou do começo ao fim e venceu o GP de Abu Dhabi — o último da F-1 nesta temporada. Foi apenas a segunda vitória do holandês no ano (a décima na carreira).

As outras duas posições do pódio ficaram com as Mercedes: o finlandês Valtteri Bottas ficou com 2ª colocação e o inglês Lewis Hamilton, que retornou para o circuito após se recuperar da covid-19 e ficar de fora do GP de Sakhir, garantiu o 3º lugar.

Pietro Fittipladi, da Haas, terminou a corrida em 19º. A equipe americana adotou uma estratégia para sempre deixar o dinamarquês Kevin Magnussen à frente do jovem brasileiro de 24 anos.

Sergio Pérez tem problema com carro e abandona corrida

Com futuro incerto na F-1, Sergio Pérez pode ter tido um fim melancólico na categoria. O mexicano largou em último porque a Racing Point trocou elemento da unidade de potência do carro e ele deixou a corrida ainda em suas primeira voltas após seu veículo sofrer com um problema de pressão de óleo — ele foi obrigado a estacionar o carro e abandonar o circuito.

Equipes mudam de estratégia com Safety Car

O incidente envolvendo Pérez fez com que a direção de prova decretasse o Safety Car virtual e algumas equipes optaram a trocar para pneus duros (acreditando que seria possível que eles durassem até o fim da corrida), modificando a estratégia no circuito. A decisão do uso da ferramenta virtual foi modificada para o Safety Car físico entrar na pista para a retirada do carro de Sergio Pérez do traçado.

Ricciardo larga com pneus duros e ganha posições com estratégia

O australiano que pilota a Renault foi um dos poucos pilotos que largaram com os pneus duros. Ricciardo fez 40 voltas com os pneus e após ter largado na 11ª posição, ganhou algumas posições após não parar depois do acidente de Pérez e terminou a corrida em 7º.

GP de Abu Dhabi decepciona em emoções

O circuito no Oriente Médio não deixará saudades para o fã de F-1. A última corrida de 2020 não teve emoções na pista e a falta de pontos de ultrapassagem deixou a competição protocolar. Um dos casos mais emblemáticos que refletem isso é a perda do título de Fernando Alonso em 2010, que por não conseguir ultrapassagens perdeu aquela temporada para Sebastian Vettel.

Ferrari encerra temporada com desempenho ruim

Mais uma vez, os pilotos da Ferrari, Charles LeClerc e Sebastian Vettel tiveram desempenho o ruim. O monegasco acabou a corrida na 13ª posição e o alemão, logo na sequência, em 14º.

Grid final do GP de Abu Dhabi

1º: Max Verstappen/HOL - Red Bull Racing
2º: Valtteri Bottas/FIN - Mercedes
3º: Lewis Hamilton/ING - Mercedes
4º Alexander Albon/TAI - Red Bull Racing
5º: Lando Norris/ING - McLaren
6º: Carlos Sainz/ESP - McLaren
7º Daniel Ricciardo/AUS - Renault
8º: Pierre Gasly/FRA - AlphaTauri
9º Esteban Ocon/FRA - Renault
10º - Lance Stroll/CAN - Racing Point
11º Daniil Kyvat/RUS - AlphaTauri
12º - Kimi Raikkonen/FIN - Alfa Romeo
13º - Charles LeClerc/MON - Ferrari
14º - Sebastian Vettel/ALE - Ferrari
15º - George Russel/ING - Williams
16º - Antonio Giovinazzi/ITA - Alfa Romeo
17º - Nicolas Latifi/CAN - Williams
18º Kevin Magnussen/DIN - Haas
19º Pietro Fittipaldi/BRA - Haas

Quem não completou
- Sergio Pérez/MEX - Racing Point

Fórmula 1