Topo

Fórmula 1

F1 homenageia brasileira morta por câncer: "representa tudo que amamos"

A fã de Fórmula 1 Ana Luiza Kalil no grid do GP Brasil de 2019 - Arquivo pessoal
A fã de Fórmula 1 Ana Luiza Kalil no grid do GP Brasil de 2019 Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

09/08/2020 14h19

O Twitter oficial da Fórmula 1 teve post terminando em português neste domingo: "Hoje é dedicado a Ana". A categoria dedicou o dia da corrida em que comemorou seus 70 anos para lembrar de uma brasileira que fez da Fórmula 1 e de sua admiração por Daniel Ricciardo aliados na luta contra o câncer nos ossos. Nenhum tratamento deu conta da doença, mas a luta de Ana Luiza Kalil, 31 anos, mexeu com muitas pessoas.

Ano passado, ela fez um transplante de medula óssea e quando a cirurgia completou 100 dias tomou champanhe usando o sapato como taça. Repetia o gesto feito por Ricciardo na comemoração de suas vitórias. Mas a esperança de cura terminou na última quarta-feira, depois de um acidente vascular cerebral.

Ficou o exemplo. A atitude de Ana em manter o sorriso mesmo na dificuldade do câncer mobilizou pessoas no mundo todo mesmo depois de sua morte. Fãs da Fórmula 1 criaram uma corrente nas redes sociais para que notícia chegasse a Ricciardo. Assim que soube da morte, ele se manifestou.

Publicou uma foto junto com Ana em seu perfil no Twitter. Na legenda, lembrou do encontro dos dois ano passado em Interlagos e escreveu. "Eu estou muito triste por ouvir isto. Ana era uma pessoa incrível e animou o paddock ano passado no Brasil com seu sorriso".

A brasileira se tornou conhecida em 2018, quando venceu um concurso promovido por Daniel Ricciardo. No ano passado, ela foi convidada para conhecer o paddock da Fórmula 1. Tirou fotos com vários pilotos, incluído seu ídolo.

O espírito leve dela ia na contramão do ambiente competitivo do circuito. Ana era fã da Fórmula 1 e a Fórmula 1 virou fã de Ana. A morte ocorreu quarta, mas os organizadores da categoria esperaram o dia da corrida de festa de 70 anos para citar a fã. Tiveram tempo de escolher as palavras e escreveram.

"Ana Luiza representou tudo que nós amamos sobre fãs da Fórmula 1: ser divertida, brilhantes e, acima de tudo, apaixonada. Seu espírito incrível tocou a todos nós. Hoje é dedicado pra Ana"

O programa oficial transmitido no canal da Fórmula 1 no YouTube depois da corrida também homenageou Ana. O apresentador, Will Buxtom, dedicou a atração a ela. A cena final foi a brasileira sorrindo. Foto em preto e branco sem som, sem letras, sem nada. Nos comentários, torcedores de vários países também homenageavam Ana Luiza Kalil.

Fórmula 1