Topo

Fórmula 1

Hamilton vence com pneu estourado na volta final e abre vantagem no Mundial

Lewis Hamilton com o pneu estourado na última volta do GP da Inglaterra, em Silverstone - Andrew Boyers/Pool via Getty Images
Lewis Hamilton com o pneu estourado na última volta do GP da Inglaterra, em Silverstone Imagem: Andrew Boyers/Pool via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/08/2020 11h41

Com drama na última volta, o britânico Lewis Hamilton dominou o GP da Grã-Bretanha e conquistou hoje, em Silverstone, a terceira vitória consecutiva na temporada de Fórmula 1. O pneu da Mercedes do atual campeão estourou perto do final, levando emoção à corrida. Max Verstappen, da Red Bull, terminou em segundo, com Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro.

Apesar do domínio ao longo de toda a corrida, um problema no pneu fez com que Hamilton arrastasse a Mercedes na volta final, permitindo uma aproximação perigosa de Verstappen. Porém, o britânico segurou a posição até a linha de chegada, cruzando com cinco segundos de diferença - depois de iniciar a volta final com mais de 30 segundos - para o holandês da Red Bull.

Com a vitória, a sétima de sua carreira em seu país-natal pela categoria, Hamilton abriu vantagem na liderança do Mundial de Pilotos. Agora com 88 pontos, ele tem 30 de diferença para seu companheiro de Mercedes Valtteri Bottas, que também teve problemas com o pneu nas voltas finais e terminou em 11º após ser segundo ao longo de quase toda a corrida. O finlandês chegou a tentar uma aproximação, mas em nenhum momento ameaçou de fato a liderança de Hamilton.

Fotos do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1

A corrida ficou marcada por poucas alterações nas primeiras posições ao longo da corrida. Depois de um começo agitado, com a entrada do safety car em duas oportunidades por acidentes com Kvyat e Magnussen, a segunda metade teve pouca ação na disputa do pelotão da frente, com emoções limitadas a posições intermediárias e ao final atribulado da Mercedes, com os dois pilotos enfrentando problemas nos pneus.

Antes da largada, os pilotos voltaram a se manifestar contra o racismo, com sete deles se recusando a ajoelhar durante a execução do hino.

A próxima etapa de Fórmula 1 será realizada no próximo domingo, também em Silverstone.

Susto com Kvyat

A primeira metade do GP da Grã-Bretanha ficou marcada também pela entrada do safety car em duas oportunidades. Logo na segunda volta, Magnussen e Albon se tocaram e o dinamarquês levou a pior, tendo que abandonar a corrida.

Já na 13ª volta foi a vez de Kvyat protagonizar um acidente. O piloto perdeu o controle antes da curva e bateu forte, destruindo seu carro. O russo saiu andando do carro na sequência, tranquilizando os fãs.

Hulkenberg não larga

Escalado como substituto de Sergio Perez, diagnosticado com covid-19, Hulkenberg não conseguiu sequer realizar a largada no GP de hoje. Um problema no carro da Racing Point impediu o retorno do piloto alemão ao grid neste fim de semana

Manifestação antirracista

O GP da Grã- Bretanha ficou marcada por um novo protesto antirracista dos pilotos da Fórmula 1, desta vez por meio de um vídeo publicado no perfil oficial da Fórmula 1. Em um trabalho organizado e liderado por Lewis Hamilton, os pilotos disseram palavras que incentivam a luta contra o racismo e pela igualdade de todos.

Os pilotos também se reuniram no grid de largada de uma forma mais organizada. A maioria ficou ajoelhada, mas sete deles optaram por ficar de pé -um a mais em relação ao GP da Áustria, na abertura da temporada 2020. Max Verstappen, Antonio Giovinazzi, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Kimi Raikkonen e Daniil Kvyat, que já não haviam se ajoelhado antes do GP da Áustria, ganharam a companhia do dinamarquês Kevin Magnussen.

Veja como terminou a corrida.

1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º Max Verstappen (HOL/Red Bull)
3º Charles Leclerc (MON/Ferrari)
4º Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
5º Lando Norris (ING/McLaren)
6º Esteban Ocon (FRA/Renault)
7º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
8º Alex Albon - (TAI/Red Bull)
9º Lance Stroll - (CAN/Racing Point)
10º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
11º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
12º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
13º George Russell (ING/Williams)
14º Carlos Sainz (ESP/McLaren)
15º Nicholas Latifi (CAN/Williams)
16º Romain Grosjean (FRA/Haas)
17º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
18º Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri)
19º Kevin Magnussen (DIN/Haas)
20º Nico Hulkenberg (ALE/Racing Point)

Fórmula 1