Topo

Fórmula 1

"Segundo lugar é uma vitória", diz Verstappen após prova acidentada

Holandês da Red Bull bateu antes da largada, mas carro foi consertado a tempo - Mark Thompson/Getty Images
Holandês da Red Bull bateu antes da largada, mas carro foi consertado a tempo Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/07/2020 12h29

Max Verstappen teve um Grande Prêmio da Hungria agitado. Quando rumava ao grid de largada, o holandês escapou da pista e bateu, danificando a parte frontal de seu carro. Mas mesmo com essa adversidade, o piloto da Red Bull chegou em segundo lugar, qualificando o trabalho de todos como uma vitória.

"Eu pensei que não fosse correr, então o segundo lugar é como uma vitória para mim" resumiu Verstappen. O acidente aconteceu cerca de 25 minutos antes da largada. Com isso, os mecânicos tiveram pouco tempo para reparar a asa dianteira e deixar o carro pronto para a prova.

A diferença no desempenho de Verstappen foi na largada. Ele saiu em sétimo lugar, mas ganhou quatro posições na primeira curva e se manteve sempre entre os primeiros. No fim da corrida, já no segundo posto, sofreu pressão do finlandês Valtteri Bottas, da Marcedes, mas conseguiu se posicionar entre as duas Mercedes -a vitória foi do britânico Lewis Hamilton.

Eleito o melhor piloto do dia, Verstappen agradeceu aos mecânicos pelo desempenho na corrida. "Não foi como eu gostaria no começo. Os mecânicos fizeram um grande trabalho no conserto do carro. Eu nem sei como eles fizeram isso, foi incrível. E eu os recompensei com o segundo lugar. Fiquei muito feliz com isso."

Além da prova de recuperação, Verstappen celebrou o fato de se colocar entre as duas Mercedes, notadamente o carro com um grande abismo de qualidade em relação aos adversários. "Conseguir ficar entre as duas Mercedes é bom para nós", analisou o holandês.

No fim da prova, Verstappen ainda precisou se defender do ataque de Bottas, que buscava uma nova dobradinha da Mercedes. "Eu estava tentando seguir o meu ritmo e via que ele estava tirando quase um segundo por volta. Mas encostar aqui (na Hungria) não é fácil. Então, ficou mais complicado para ele quando estava a um segundo e meio de diferença", explicou.

"Na última volta, nós tivemos um pouco de tráfego na frente, o que não foi fácil para mim por causa dos pneus desgastados. Mas consegui segurar e estou muito feliz com o segundo lugar", completou.

Esse foi o melhor resultado de Verstappen na temporada. Até então, a segunda etapa, o GP da Estíria, havia sido sua melhor classificação, com o terceiro lugar. Na classificação geral do Mundial, ele está na terceira colocação, com 33 pontos, a 30 de desvantagem para o líder Lewis Hamilton.

Fórmula 1