Topo

Fórmula 1

Hamilton pede fim de símbolos racistas após manifestantes retirarem estátua

Lewis Hamilton elogiou a derrubada de uma estátua na Inglaterra que homenageava um mercador de escravos - REUTERS/Hamad I Mohammed
Lewis Hamilton elogiou a derrubada de uma estátua na Inglaterra que homenageava um mercador de escravos Imagem: REUTERS/Hamad I Mohammed

Do UOL, em São Paulo

08/06/2020 11h57Atualizada em 08/06/2020 16h06

O inglês Lewis Hamilton pediu aos governantes de todo o mundo que retirem estátuas de pessoas que fizeram fortuna ou de alguma forma estiveram envolvidas com o tráfico de escravos ao longo da história.

Nos stories do Instagram, o piloto se manifestou após compartilhar uma foto de manifestantes que derrubaram ontem a estátua de Edward Colston, um comerciante que fez fortuna com o tráfico de africanos, em Bristol, na Inglaterra, durante protestos contra o racismo.

Lewis Hamilton pede retirada de estátuas racistas pelo mundo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lewis Hamilton se manifestou pela retirada de estátuas racistas pelo mundo nos stories do Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

"Todas as estátuas de homens racistas que fizeram dinheiro com a venda de seres humanos deveriam cair. Qual será a próxima?", escreveu Hamilton.

"Eu desafio os governantes em todo o mundo a fazerem essas mudanças e implementarem a remoção pacífica desses símbolos racistas", disse o piloto em outra publicação.

A estátua de bronze em homenagem a Edward Colston foi erguida em 1895 e causava controvérsia nos últimos anos na cidade de Bristol. Uma petição reuniu 11 mil assinaturas pedindo que a imagem fosse retirada.

Fórmula 1