Topo

Fórmula 1

Após críticas de Hamilton sobre silêncio, Leclerc condena racismo

Charles Leclerc no pódio do GP da Rússia - Maxim Shemetov/Reuters
Charles Leclerc no pódio do GP da Rússia Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 08h24Atualizada em 01/06/2020 09h31

O piloto da Fórmula 1 Charles Leclerc condenou o racismo e disse que o crime precisa ser "combatido com ações e não com silêncio". O posicionamento do monegasco vem após críticas de Lewis Hamilton sobre o fato de automobilistas não falarem sobre a morte do americano George Floyd.

Floyd morreu no mês passado em Minneapolis, nos Estados Unidos, após ser sufocado por um policial branco que ignorou suas reclamações de não conseguir respirar. O ato deu início a uma série de protestos em várias cidades dos EUA e que também foram feitas em outros países.

leclerc racismo - Reprodução/Instagram/Charles Leclerc - Reprodução/Instagram/Charles Leclerc
Imagem: Reprodução/Instagram/Charles Leclerc

Leclerc usou seus stories do Instagram para fazer a sua declaração. Com a hashtag #BlackLivesMatter, ele afirmou: "Para ser honesto, eu me sinto fora de lugar e desconfortável compartilhando meus pensamentos sobre essa situação toda nas redes sociais, isso porque eu não me expressei antes. E eu estava completamente errado".

"Eu ainda luto para encontrar palavras para descrever a atrocidade de alguns vídeos que tenho visto na internet. Racismo precisa ser confrontado com ações, não com silêncio", continuou Leclerc.

"Por favor, participem ativamente, engajem e encorajem outros para espalhar consciência. É nossa responsabilidade falar contra injustiças. Não permaneça em silêncio", concluiu ele na publicação.

Cobrança do colega

No fim de semana, Hamilton criticou seus colegas pela omissão sobre o assassinato de Floyd. O piloto da Mercedes declarou que esperava manifestações após o ocorrido e afirmou que se sentia sozinho diante do silêncio. Vale lembrar que o hexacampeão é o único negro na Fórmula 1 em 2020.

"Eu vejo aqueles de vocês que ficam calados, alguns de vocês são as maiores estrelas, e ainda assim ficam calados no meio da injustiça. Nenhum sinal de ninguém na minha indústria que, é claro, é um esporte dominado por brancos. Eu sou uma das únicas pessoas de cor lá e ainda estou sozinho. Pensei que veriam o que aconteceu e que diriam algo sobre isso, mas vocês não podem ficar ao nosso lado. Só sei que sei quem vocês são e eu vejo vocês", escreveu Hamilton.

Mais tarde, ele voltou a escrever, esclarecendo que não apoia protestos violentos e saques, como os que aconteceram em Minneapolis, mas que incentiva as manifestações pacíficas.

Fórmula 1