Topo

Fórmula 1

Globo e SporTV têm programação especial no aniversário de morte de Senna

Ayrton Senna (Reprodução) - Ayrton Senna (Reprodução)
Ayrton Senna (Reprodução) Imagem: Ayrton Senna (Reprodução)

Do UOL, em São Paulo

30/04/2020 16h21

No dia 1 de maio a morte de Ayrton Senna completa 26 anos. Em razão da data, que ficou marcada para os brasileiros pelo acidente ocorrido em Ímola, na Itália, no qual o piloto de Fórmula 1 perdeu a vida, os canais Globo, SporTV e Gloob, terão programação especial em homenagem ao ídolo.

O SporTV 2 trará seis horas dedicadas à Ayrton. A partir de 13h, três edições do programa 'Baú do Esporte' relembrarão a volta considerada uma das mais perfeitas de todos os tempos, no GP de Donington Park, na Inglaterra, em 1993; o início da carreira no kart e na Fórmula Ford; e os principais momentos do tricampeão mundial na Fórmula 1. Na sequência, o 'Túnel do Tempo' recordará duas grandes exibições do piloto: a do GP do Japão de 1988 e a última vitória no Brasil, em 1993.

A partir das 19h de sexta-feira, o 'Faixa Especial' do SporTV, apresentado por Cleber Machado e Luciano Burti, exibirá o documentário "Senna, o brasileiro, o herói, o campeão", de 2010, dirigido pelo inglês Asif Kapadia.

"Ayrton Senna foi um conjunto de qualidades como esportista. Ele reunia técnica, ousadia, agressividade, dedicação, fome de vitória, exigência e competitividade. Esse documentário tem um pouco de cada coisa. É o piloto que conseguiu o maior número de poles seguidas na história (oito). Nos circuitos, os profissionais na sala de imprensa vibravam quando o Senna fechava a volta mais rápida na briga pela pole", lembra Cleber Machado, que narrou uma vitória do piloto na primeira corrida que transmitiu pela TV Globo.

"No dia da estreia do Brasil na Copa de 1990, teve o GP do Canadá, que foi o meu primeiro como narrador. Deu dobradinha brasileira, com Senna vencendo e Nelson Piquet em segundo. Depois teve outra vitória dele em Mônaco, em 1992, que me marcou. Ele segurou no braço o Mansell, que tinha uma Williams que era um foguete. São várias lembranças. Quanto toca aquela musica da vitória é impossível não se emocionar. Vai ser muito legal ver este documentário na 'Faixa Especial' do SporTV".

As homenagens na sexta-feira também se estendem ao mundo infantil, em forma de animação. A partir das 17h, no Gloobinho, será exibida a animação "Senninha Na Pista Maluca", inspirada no legado de Senna.

Para fechar o fim de semana, o 'Esporte Espetacular' de domingo, dia 3, reexibirá uma das corridas mais marcantes da carreira de Ayrton Senna, com narração original de Galvão Bueno: o GP do Japão de 1988, que marcou o primeiro título mundial do brasileiro.

Os apresentadores Lucas Gutierrez e Barbara Coelho exibirão depoimentos do piloto Felipe Massa e de Bruno Senna, que também já correu na Fórmula 1 e conta como o tio foi importante em sua escolha profissional. Viviane, irmã do tricampeão e mãe de Bruno, participará ao vivo do programa, por vídeo, assim como Galvão Bueno.

Fórmula 1