PUBLICIDADE
Topo

Fórmula 1

Frente a pandemia, Fórmula 1 anuncia o cancelamento do GP de Mônaco de 2020

Divulgação/Mercedes
Imagem: Divulgação/Mercedes

Do UOL, em São

19/03/2020 15h56

A Fórmula 1 anunciou hoje o cancelamento do Grande Prêmio de Mônaco de 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Será a primeira vez que a prova não ocorre desde que entrou definitivamente para o calendário da categoria em 1955.

A etapa de Monte Carlo, que aconteceria nos dias 21, 23 e 24 de maio, chegou a ter seu adiamento anunciado horas antes pela própria organização da F1. Os GPs da Holanda e da Espanha também tiveram seus adiamentos comunicados nesta quinta-feira (19).

A prova é a segunda da temporada que foi cancelada em decorrência da pandemia. Antes, o GP da Austrália, que aconteceria entre 13 e 15 de março, também foi descartado. Outros cinco GPs — Bahrein, China, Holanda, Espanha e Vietnã — estão adiados.

Apesar do adiamento inicial, o Automóvel Clube de Mônaco (ACM) decidiu pelo cancelamento da prova deste ano. Em comunicado, a entidade disse que não será possível organizar o evento neste ano "sob quaisquer circunstâncias".

"A situação atual em relação à pandemia mundial e seu caminho desconhecido de evolução, a falta de entendimento sobre o impacto no Campeonato Mundial de F1 de 2020, a incerteza quanto à participação das equipes, as consequências em relação às diferentes medidas de confinamento adotadas por vários governos em todo o mundo, as restrições de várias fronteiras para acessar o Principado do Mônaco, a pressão sobre todas as empresas envolvidas, seu pessoal dedicado que não pode realizar as instalações necessárias, a disponibilidade da força de trabalho e voluntários indispensáveis (mais de 1500) necessários para o sucesso do evento significam que a situação não é mais sustentável", listou o ACM.

Fórmula 1