Topo

Fórmula 1

Ferrari sai em alta no 1º dia e vê Hamilton ser discreto em Interlagos

Sebastian Vettel fez o melhor tempo no primeiro dia de treinos livres em Interlagos - Nelson Almeida/AFP
Sebastian Vettel fez o melhor tempo no primeiro dia de treinos livres em Interlagos
Imagem: Nelson Almeida/AFP

José Edgar de Matos e Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/11/2019 04h00

A Mercedes sobrou na temporada 2019 da Fórmula 1. Campeã de construtores, celebrou também a conquista de Lewis Hamilton a duas etapas do fim. Em Interlagos, porém, a equipe alemã testemunhou outra montadora dominar o primeiro dia de atividades. Em meio às acusações de fraude, a Ferrari dominou a abertura do fim de semana do GP Brasil com Sebastian Vettel e Charles Leclerc fazendo os dois melhores tempos da sexta-feira (15).

Vettel cravou 1min09s217, enquanto Leclerc ficou apenas 0s021 atrás do alemão. Lewis Hamilton, a grande atração do fim de semana por ter conquistado o hexacampeonato na prova anterior, não marcou tempo na primeira sessão e acabou a segunda apenas em quinto.

O desempenho agradou a dupla ferrarista, que, no entanto, prefere adotar discurso mais ponderado. O primeiro dia em Interlagos acabou marcado pela forte chuva na sessão da manhã e a pista limpa no fim do dia. Esta mistura de condições segura a empolgação de Vettel.

"Realmente melhorou o balanço. Vamos ver como isso se dá amanhã [sábado] e no domingo. Na corrida será difícil, talvez haja carros mais rápidos do que nós. Queremos é chegar em uma forma ainda melhor na corrida", discursou Vettel, dono da melhor marca do dia, antes de destacar o dia "diferente" em Interlagos.

"Incrível, todo ano acontece algo aqui. Hoje o tempo saiu da chuva forte pela manhã para 20% de chance durante o dia no segundo treino. Vamos ver o que acontece", acrescentou.

Já Charles Leclerc se mostrou ainda mais confiante. Embora ciente de que perderá dez posições no grid pela troca do motor, o monegasco saiu satisfeito com a primeira mostra do desempenho ferrarista em Interlagos. O ritmo agradou ao jovem de 22 anos.

Leclerc - Ricardo Moraes/Reuters - Ricardo Moraes/Reuters
Leclerc ficou próximo de Vettel e confirmou o domínio da Ferrari no primeiro dia
Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

"Foi um dia positivo no geral, ainda mais que as condições mudaram muito durante o dia. Conseguimos ser competitivos e crescemos com a melhora da pista. Precisamos ser o mais forte possíveis no domingo", comentou.

Os carros voltam à pista a partir das 12h (de Brasília), com o terceiro treino livre. A atividade classificatória que define o grid de largada, por outro lado, tem início marcado para as 15h.

Fórmula 1