Topo

Fórmula 1

Bottas faz pole do GP dos EUA; Hamilton larga em 5º na busca pelo hexa

Lewis Hamilton será o quinto no grid de largada do GP dos Estados Unidos - Clive Mason/Getty Images
Lewis Hamilton será o quinto no grid de largada do GP dos Estados Unidos Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/11/2019 19h02

Valtteri Bottas marcou 1min32s029 e largará na pole position amanhã, no Grande Prêmio de Austin, nos Estados Unidos. O segundo no grid será Sebastian Vettel, que fez 1min32s041 no Q3, e o terceiro posto é de Max Verstappen, com 1min32s096. Lewis Hamilton marcou 1min32s321 e será o quinto na fila, mas é quem mais tem motivos para comemorar.

O piloto inglês da Mercedes precisa somar apenas mais quatro pontos até o fim da temporada para ser campeão; ou seja, mesmo se Bottas vencer o GP amanhã, o oitavo lugar na classificação final de Austin já será suficiente para Hamilton conquistar o hexa. E se o finlandês não for o primeiro colocado, o inglês nem precisará pontuar.

A largada da etapa dos Estados Unidos ocorrerá às 16h10 de amanhã. Esta será a quinta pole position de Bottas em 2019.

A força da Mercedes

bottas - Clive Mason/Getty Images/AFP - Clive Mason/Getty Images/AFP
Valtteri Bottas fará pole position no GP dos EUA de Fórmula 1
Imagem: Clive Mason/Getty Images/AFP

Não é só com Hamilton que a equipe tem motivos para sonhar com a corrida de amanhã. A Mercedes também verá Bottas na pole pela quinta vez no ano.

"É muito bom conseguir uma volta como esta em uma pista tão difícil. Hoje, pela manhã, conseguimos ajustar os detalhes para ter um carro equilibrado. Para ter a pole, era preciso ter tudo: não só o carro, mas acertar a volta", comemorou o finlandês.

O mundo dá voltas

Lewis Hamilton foi pole position no GP dos EUA em 2018; na ocasião, marcou 1min32s237 no treino de classificação, mas ficou na terceira posição na corrida - atrás de Kimi Raikkonen, vencedor, e Verstappen, segundo colocado.

Hoje, curiosamente, Raikkonen não foi nem para o Q2 e será o 17º no grid. Para Hamilton, o oitavo lugar na corrida bastará para comemorar o hexa.

Norris mostra força no Q1

norris - Charles Coates/Getty Images/AFP - Charles Coates/Getty Images/AFP
Imagem: Charles Coates/Getty Images/AFP

O Q1, surpreendentemente, foi liderado por Lando Norris. O jovem britânico da McLaren, de 19 anos, foi bem no segundo e no terceiro setores, marcou 1min33s353 e superou Hamilton, que fez 1min33s454. Com ele e Carlos Sainz, a equipe voltou a participar do Q3 com seus dois pilotos.

Sainz será o sétimo no grid; Norris, o oitavo.

Passou perto

Por pouco, o Q2 do treino de classificação não contou com um acidente triplo. Kvyat quase se chocou com Hamilton e Verstappen, e a batida só não ocorreu porque o holandês saiu da pista momentaneamente e evitou o contato que teria prensado o inglês entre os dois.

Dos boxes

Vale destacar que o mexicano Sergio Perez foi punido por não ter parado para a pesagem do carro durante a segunda sessão de treinos livres e, portanto, será obrigado a largar dos boxes.

Fórmula 1