Topo

Fórmula 1

Diretor da F1 diz que Hamilton está reescrevendo história da categoria

Lewis Hamilton luta pelo hexacampeonato da Fórmula 1 - Christof Stache / AFP
Lewis Hamilton luta pelo hexacampeonato da Fórmula 1 Imagem: Christof Stache / AFP

Do UOL, em São Paulo

21/10/2019 17h18

Se há uma parceria realmente vitoriosa na Fórmula 1 atual, esta é, sem sombra de dúvidas, a entre Mercedes e Lewis Hamilton. O fato foi ilustrado pela fala do ex-engenheiro da Ferrari e atual diretor técnico da categoria, Ross Brawn, que atribui grande parcela do sucesso da equipe alemã ao talento do piloto britânico.

"Grande parte desse sucesso se deve a Lewis Hamilton, um piloto incrível, que está reescrevendo a história do esporte de maneira totalmente própria", escreveu, em sua coluna sobre o GP do Japão, disputado no último dia 13 de outubro.

Mesmo diante de tantas conquistas e feitos, ainda controvérsias sobre a hegemonia de Hamilton e da Mercedes. Para alguns, o britânico não teria alcançado o mesmo sucesso sem o carro alemão, considerado o melhor do campeonato desde 2014, quando foram lançados os motores híbridos. Para Brawn, o segredo não está no carro, nem no piloto, mas na equipe.

"É difícil estabelecer quanto custa o carro e quanto custa o piloto. No fim, o que conta mais, para mim, é a equipe. A F1 é um esporte coletivo e, mesmo que o piloto seja a estrela do show, ele não pode vencer sem um time atrás dele. A Mercedes atingiu um nível superior aos seus rivais e até agora tem sido quase intocável", opinou.

Com o ótimo desempenho de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas em 2019, a Mercedes já garantiu o título de construtores da temporada, sendo o sexto de sua história. A quatro corridas do fim da competição, Hamilton lidera a classificação de pilotos e segue firme em busca do hexacampeonato. O vice-líder é justamente Bottas, com uma diferença de 64 pontos na tabela.

Fórmula 1