Topo

Fórmula 1

Emerson e Massa vão pilotar carros de Senna em evento gratuito em SP

Lotus de 1985 será pilotada por Felipe Massa e Pietro Fittipaldi no evento - Divulgação
Lotus de 1985 será pilotada por Felipe Massa e Pietro Fittipaldi no evento Imagem: Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

16/10/2019 20h00

Os 25 anos da morte de Ayrton Senna não vão passar em branco no mês de Grande Prêmio do Brasil, em São Paulo. A Fórmula 1 irá promover um evento gratuito no Parque do Ibirapuera com direito a Emerson Fittipaldi e Felipe Massa pilotando carros com os quais o tricampeão correu na categoria. Neto de Emerson e piloto de testes da Haas na F-1, Pietro Fittipaldi é outro piloto confirmado, assim como Caio Collet, atualmente na F-3, pilotando a Lotus de 2012, e o mexicano Esteban Gutierrez, piloto de testes da Mercedes na F-1.

Pietro, inclusive, vai usar um capacete especial pintado por Alan Mosca - filho de Sid Mosca, autor do design do capacete de Ayrton Senna - e desenhado por Raí Caldato (responsável também pelo capacete de Lewis Hamilton) que mistura as cores do casco do tricampeão com o tradicional desenho usado pelos Fittipaldi. "Eu já guiei vários carros na minha carreira e das mais diversas categorias, mas confesso que guiar um dos carros históricos da F1, como é o caso desse Lotus, ainda mais pilotado por Ayrton Senna, será uma experiência inesquecível, ainda mais diante da torcida brasileira. Tenho certeza que o público que puder acompanhar ao vivo vai se divertir muito, assim como eu", disse Pietro.

Pietro Fittipaldi Senna - Divulgação - Divulgação
Pietro Fittipaldi usará capacete que mescla suas cores com as de Ayrton Senna
Imagem: Divulgação

Caio Collet, que mora nas proximidades do Ibirapuera, está empolgado em participar do evento. "Vai ser uma das melhores coisas que eu já fiz na minha vida: pilotar um carro de F1 nas ruas da minha cidade. Estou muito agradecido por essa oportunidade que a Renault me deu. Vai ser muito especial estar com minha família e amigos."

O Heineken F1 Festival Senna Edition será realizado dia 9 de novembro, no sábado anterior ao GP Brasil. Com atividades programadas das 12h às 18h, a expectativa dos organizadores é de que mais de 100 mil pessoas passem pelos arredores dos 700m de uma "pista" que será armada entre o lago e o prédio da Bienal de São Paulo. Cinco telões serão instalados para que o público possa acompanhar o evento.

Emerson vai pilotar o primeiro carro com que Senna correu na Fórmula 1, a Toleman, de 1984, enquanto Pietro e Massa vão se dividir na Lotus do ano seguinte. Collet, que é piloto do programa de desenvolvimento da Renault, andará com um carro da marca francesa e Gutierrez fará o mesmo com um carro da Mercedes.

Toleman Senna - Divulgação - Divulgação
Cockpit da Toleman de 1984
Imagem: Divulgação

Além das exibições, o evento contará com o F1 Village, comum nas corridas pelo mundo, mas que não é montado em Interlagos devido à falta de espaço. No Ibirapuera, será utilizado o espaço da Praça do Obelisco, bem no meio do percurso pelos quais os carros vão passar. Com entrada gratuita, será possível andar em simuladores de corrida, participar de competições de pit stop, entre outras atividades relacionadas à F-1.

O evento contará ainda com uma área VIP reservada apenas para convidados. Lá, haverá uma exposição de itens pessoais do piloto.

O Instituto Ayrton Senna também marcará presença. E cada vez que a hashtag #obrigadoSenna for usada, a Heineken, que patrocina o evento, se comprometeu a doar R$ 5,00 para o instituto, até o limite de R$ 200.000. "Tenho certeza que será um dia inesquecível para os fãs do Ayrton. A oportunidade de ver, tão de perto, carros históricos e que foram parte de alguns de seus melhores momentos na F-1, será incrível. Ter a chance de ver um evento com tantas atrações no coração de São Paulo vai coroar 2019 como um ano de belos tributos para celebrar 25 anos de seu legado", afirmou Bianca Senna, diretora do instituto.

Os pilotos do grid atual da categoria gravaram mensagens sobre Senna que serão mostradas ao longo do evento, assim como narrações originais de grandes momentos do piloto. A TV Globo fará a cobertura do evento por meio de tomadas ao vivo ao longo da programação.

O evento faz parte de uma ação global da categoria, que escolhe algumas cidades por ano para receber estes festivais para fãs. Neste ano, Xangai, Chicago, Los Angeles e São Paulo foram as cidades escolhidas.

Evento: Heineken F1 Festival - Senna Edition

Data: 09 novembro 2019 das 12:00 às 18:00

Local: Av Pedro Álvarez Cabral - São Paulo (em frente ao Parque do Ibirapuera )

Área VIP Senna One (apenas para convidados e com exposição de pertences pessoais de Ayrton Senna),

Village: área aberta ao público com ativações de patrocinadores e garagens na Praça do Obelisco

Fórmula 1