Topo

Fórmula 1

Super tufão deve passar por Suzuka no sábado e é ameaça ao GP do Japão

Pilotos disputam o GP do Japão, em Suzuka. Corrida foi interrompida por conta de acidente com o piloto Jules Bianchi, da Marussia  - Clive Mason/Getty Images
Pilotos disputam o GP do Japão, em Suzuka. Corrida foi interrompida por conta de acidente com o piloto Jules Bianchi, da Marussia Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Suzuka (JAP)

09/10/2019 04h00

O super tufão Hagibis, considerado o mais forte a atingir o Japão neste ano, pode atrapalhar a programação do GP do Japão, neste final de semana, em Suzuka. A forte chuva e ventos que chegam perto dos 300km/h devem atingir a região em que está localizado o circuito no sábado.

É esperado que a Federação Internacional de Automobilismo tenha bastante cautela em relação às condições climáticas, uma vez que o único acidente fatal da Fórmula 1 desde a morte de Ayrton Senna em 1994 foi justamente no Japão, sob condições climáticas complicadas em decorrência da passagem de um tufão.

Naquela ocasião, em 2014, cogitou-se transferir a corrida para a segunda-feira, mas a direção de prova decidiu seguir adiante. Nas últimas voltas da corrida, quando as condições de pista pioraram bastante, Jules Bianchi perdeu o controle de seu carro no mesmo ponto em que Adrian Sutil tinha escapado pouco tempo antes. Bianchi atingiu em cheio o trator que fazia a retirada do carro do alemão, e morreu meses depois em decorrência das lesões cerebrais que sofreu.

Foi em decorrência deste acidente, inclusive, que a Fórmula 1 passou a adotar o Safety Car Virtual, para neutralizar a prova de forma mais rápida quando um carro fica parado na pista.

No caso do tufão realmente chegar a Suzuka no sábado, como preveem os meteorologistas, o mais provável é que a classificação seja disputada na manhã do domingo pelo horário japonês. Isso já aconteceu no GP do Japão de 2010. Mais recentemente, a chuva intensa em decorrência da passagem de um furacão no Texas também fez a classificação ser disputada poucas horas antes da corrida no GP dos Estados Unidos de 2015. A FIA diz estar monitorando a situação.

A Fórmula 1 não é o único evento esportivo importante que o Japão recebe neste final de semana. O país é a sede do Mundial de Rúgbi, que tem jogos importantes da fase de grupos nos próximos dias. Como o regulamento prevê que um jogo cancelado é considerado um empate, com dois pontos sendo dados para cada time, isso pode trazer desdobramentos importantes para a competição.

Fórmula 1