Topo

Fórmula 1

"É um luxo ter Leclerc e Vettel", diz chefe da Ferrari após tensão em GP

Sebastian Vettel e Charles Leclerc, pilotos da Ferrari - Maxim Shemetov/Reuters
Sebastian Vettel e Charles Leclerc, pilotos da Ferrari Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

DO UOL, em São Paulo

30/09/2019 08h03

O chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que é um luxo ter Charles Leclerc e Sebastian Vettel mesmo diante do aumento da rivalidade da dupla na Fórmula 1. Ontem, as primeiras voltas do GP da Rússia ficaram marcadas por uma tensão na escuderia depois que o jogo de equipe não saiu como o esperado.

"Eu ainda acredito que é um luxo. Temos dois pilotos fantásticos e é nisso que estou me baseando", disse Binotto em declarações publicadas pela emissora britânica "Sky Sports".

A estratégia da Ferrari na largada previa que o pole Leclerc cedesse o vácuo de seu carro ao terceiro no grid Vettel para que a equipe assegurasse as duas primeiras colocações. E assim foi feito, sendo que o alemão assumiu a liderança.

Porém, na sequência, a troca de posições não foi realizada, o que causou momentos de tensão na equipe. A Ferrari chegou a pedir expressamente para Vettel ceder a primeira colocação, mas o piloto alegou que não havia condições para a manobra. Já Charles Leclerc questionou repetidamente via rádio sobre quando seria realizada a troca.

Mattia Binotto minimizou a situação e disse que não houve insubordinação por parte de Vettel. "Nosso julgamento foi de que o início foi como planejado e, portanto, achamos correto pedir a Seb que trocasse de posição", explicou o diretor da Ferrari.

"Eventualmente, os dois pilotos podem ter opiniões diferentes ao pilotarem o carro, mas isso é algo que podemos discutir com eles. Por isso, pedimos a Seb que devolvesse a posição, mas é justo o suficiente dizer que, naquela fase da corrida, talvez Charles não estivesse perto o suficiente e teríamos perdido algum tempo na pista", avaliou.

A troca de posições só ocorreu na parada dos boxes. Na volta, porém, Vettel teve problemas mecânicos e ficou parado na pista. A Mercedes aproveitou o safety car virtual, realizou a troca de pneus nos dois carros da escuderia e passou a liderar a prova com Lewis Hamilton, seguido por Valtteri Bottas. Leclerc caiu para terceiro e não teve êxito na perseguição aos rivais, com as posições continuando inalteradas até a linha de chegada.

Fórmula 1