Topo

Fórmula 1

Hamilton conta com a sorte para superar Leclerc e vence o GP do Bahrein

Hamilton ultrapassa Leclerc no GP do Barein - Reprodução
Hamilton ultrapassa Leclerc no GP do Barein Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/03/2019 13h47

Lewis Hamilton contou com a sorte para vencer o GP do Bahrein hoje (31). Depois de Charles Leclerc dominar a prova desde o início, viu um problema no motor atrapalhar o que seria sua primeira conquista da carreira na Fórmula 1. O piloto da Ferrari ficou com a 3ª colocação, Bottas ficou em 2º.

A corrida empolgante terminou de forma melancólica, com safety car na pista por causa de problemas com Hulkenberg na penúltima volta. O carro de segurança seguiu na pista até a última volta e só entrou nos boxes para Hamilton receber a bandeirada da vitória. "Decepcionante para o Charles Leclerc, ele fez uma grande corrida", disse o britânico no rádio após sua vitória.

A fala de Hamilton foi porque as primeiras colocações foram definidas por falha mecânica. Faltando pouco mais de 10 voltas para acabar a corrida, Charles Leclerc comunicou à Ferrari que seu carro estava estranho. A recuperação de energia do carro da Ferrari falhou e o piloto de 21 anos não pode fazer nada para impedir a ultrapassagem do rival da Mercedes. Faltou potência e o britânico simplesmente passou Leclerc.

Carro de Leclerc falha no final do GP do Bahrein - Reprodução/F1 - Reprodução/F1
O momento da falha no carro de Leclerc
Imagem: Reprodução/F1

"Ai meu Deus, eu vou tentar", disse o Leclerc ao lamentar o problema em seu carro, ainda na corrida. A Ferrari pediu calma ao jovem de 21 anos, que apenas respondeu um "vou tentar" desanimado. O clima na Ferrari foi de frustração.

Leclerc tinha tudo para fazer uma corrida perfeita. Recuperou a primeira colocação na sexta volta em cima de Vettel e ali ficou até a 47ª volta, quando seu carro falhou. O domingo foi tão ruim para a Ferrari, que Sebastian Vettel também ficou longe do pódio, em 5º, depois de ser ultrapassado por Hamilton e rodar na pista.

Vettel x Hamilton foi o mais empolgante da corrida

O duelo mais empolgante da corrida foi entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Se na 23ª volta o piloto da Ferrari nem precisou fazer muito esforço para deixar o britânico para trás, na 37ª quem levou a melhor foi Hamilton.

Vettel se segurou contra Hamilton, que continuou atacando e mais rápido até que foi ultrapassado. Para piorar, o piloto da Ferrari ainda rodou e despencou na classificação, chegando a ser o 8º após o incidente, que o obrigou a trocar a asa de seu carro.

Leclerc recupera 1ª colocação mesmo após pit stop

Leclerc conseguiu recuperar a liderança depois dos primeiros pit stops da Ferrari. Lewis Hamilton, no entanto, é que ficou em segundo, colocando ainda mais pressão no monegasco. Vettel voltou mais atrás e conseguiu assumir o terceiro lugar na sequência.

Disputa entre companheiros de equipe

Se alguém achava que o novato Charles Leclerc ficaria intimidado por Sebastian Vettel ou que a Ferrari assumiria uma postura de pedir para o jovem se manter atrás do veterano, isso caiu por terra na 6ª volta.

Em 2º, o piloto de 21 anos foi para cima de Vettel para recuperar a liderança na sexta volta e conseguiu retomar a ponta em belo duelo entre os dois companheiros de Ferrari.

Leclerc havia dito ao seu engenheiro da Ferrari que era mais rápido que Sebastian Vettel.

Largada Barein - Andrej ISAKOVIC / AFP - Andrej ISAKOVIC / AFP
A disputa de posições após a largada
Imagem: Andrej ISAKOVIC / AFP
Troca de posições na largada

As atenções estavam todas em Charles Leclerc, de 21 anos, que fez a sua primeira pole na carreira para o GP do Bahrein. A primeira colocação, no entanto, não durou muito. O monegasco foi ultrapassado pelo companheiro de Ferrari Sebastian Vettel na primeira volta de corrida e ainda caiu para a terceira colocação, quando Bottas fez a ultrapassagem.

Leclerc, no entanto, conseguiu se recuperar do susto rapidamente e deu o troco no finlandês, mantendo a dobradinha da Ferrari na primeira e segunda colocações. Os dois foram seguidos por Hamilton e Bottas.

Beckham - HAMAD I MOHAMMED/REUTERS - HAMAD I MOHAMMED/REUTERS
Imagem: HAMAD I MOHAMMED/REUTERS
Presença ilustre

O ex-jogador David Beckham esteve no Bahrein e acompanhou de perto a corrida de hoje. O britânico foi clicado pelos fotógrafos.

A Fórmula 1 volta no dia 14 de abril, com o Grande Prêmio da China, em Xangai.

A classificação do GP do Bahrein

Barein - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente no texto, a data da corrida é 31 de março.

Fórmula 1