Topo

Fórmula 1

Dirijo melhor quando me divirto e bebo entre corridas, diz Kimi Raikkonen

Julianne Cerasoli
Imagem: Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

13/03/2019 16h03

Aos 39 anos, Kimi Raikkonen carrega há algumas temporadas a fama de "festeiro" na Fórmula 1. E ele mesmo garante acreditar que seus excessos, muitas vezes, o ajudaram.

"Eu acredito que é mais fato do que brincadeira que eu piloto constantemente melhor (depois de) fazer o que eu quiser entre as corridas do que pilotaria se não me divertisse, bebesse e coisas desse tipo", afirmou, em declarações publicadas no fim de semana pelo site da Fórmula 1.

Sobre as brincadeiras citadas, uma das mais famosas remete a 2001, quando Raikkonen estreou na categoria. Antes do começo da temporada, o finlandês fez parte de seu condicionamento físico no Alpes austríacos com o preparador Josef Leberer. Depois de seis dias de exaustivos trabalhos, Leberer levou o piloto da então Sauber (atual Alfa Romeo) para uma pizza e ofereceu uma cerveja como companhia.

Nem mesmo Kimi acreditou na ocasião. "Eu disse: 'É claro (que você pode). Você tem trabalhado duro, uma cerveja não vai ser um problema'", contou Leberer também ao site da F1.

Por episódios assim, Kimi admite uma rotina mais livre do que os outros pilotos fora das pistas.

"Eu sempre pensei que isso te deixa mais relaxado, e você precisa colocar mais esforço e concentração na pista", disse o veterano finlandês. "Então, o resultado final vem melhor."

Fórmula 1