PUBLICIDADE
Topo

Fórmula 1

Pietro Fittipaldi deve testar Fórmula 1 pela primeira vez em novembro

Pietro Fittipaldi fraturou as duas pernas em acidente na Bélgica em maio - Divulgação/Instagram
Pietro Fittipaldi fraturou as duas pernas em acidente na Bélgica em maio Imagem: Divulgação/Instagram

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

01/11/2018 04h00

O brasileiro Pietro Fittipaldi está perto de ter seu nome confirmado como um dos pilotos que testarão pela equipe Haas de F1 na sessão que será realizada na semana seguinte ao GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada em novembro.

“Temos uma grande possibilidade e, isso acontecendo, vou estar muito feliz. Sempre foi meu sonho correr na Fórmula 1. Então vamos ver o que acontece. Daqui a algumas semanas, vamos ter um anúncio”, disse o piloto ao UOL Esporte.

A confirmação deve coincidir com o GP do Brasil, quando Sergio Sette Camara também deve ser anunciado como o terceiro piloto da McLaren. Assim como em 2018, não haverá brasileiros como titulares na F-1 na próxima temporada.

As negociações entre Pietro e a Haas estavam bem encaminhadas em maio, quando o piloto sofreu sério acidente nos treinos para as 6h de Spa-Francorchamps, etapa do Mundial de Endurance. Vindo do título da World Series, o brasileiro planejava fazer uma temporada com participações em vários campeonatos diferentes, mas a batida, em que quebrou as duas pernas, acabou mudando os planos.

Nos meses que se seguiram ao acidente, a Haas quis primeiramente certificar-se que Fittipaldi, neto do bicampeão da F-1 Emerson, estava 100% recuperado para, então, reiniciar as conversas. O piloto de 22 anos disputou algumas etapas da Indy após sua recuperação.

O chefe da Haas, Guenther Steiner, disse ao UOL que, depois que a Haas se assegurou que Fittipaldi estava totalmente recuperado, eles retomaram as conversas sobre o teste, em outubro. O brasileiro esteve no paddock da F-1 nos GPs dos Estados Unidos e do México, onde participou de eventos de seus patrocinadores.

Outro Fittipaldi que vem bem é o irmão de Pietro, Enzo. O piloto de 17 anos sagrou-se campeão da F-4 Italiana no último domingo. Membro da academia de pilotos da Ferrari, Enzo também disputou a F-4 alemã neste ano e terminou o campeonato em terceiro.

Os testes de Abu Dhabi serão realizados dia 28 e 29 de novembro no circuito de Yas Marina. Há a expectativa de que Kimi Raikkonen faça sua estreia pela Sauber, e de Lance Stroll ande pela primeira vez com a Force India na ocasião. Os testes serão importantes para as equipes testarem os novos pneus e as especificações de 2019 das asas dianteira e traseira, que serão simplificadas para aumentar o número de ultrapassagens.

Fórmula 1