Por causa do halo, FIA altera luzes do grid de largada da Austrália
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) mudou o posicionamento do sinal de largada na Austrália. A alteração foi feita em virtude da instalação do halo nos cockpits para a temporada 2018.
A prova na Austrália acontece neste domingo, na abertura do Mundial de Pilotos da F-1.
Com a adoção do dispositivo de segurança nos capacetes, os pilotos teriam maior dificuldade em visualizar as luzes laterais do circuito australiano. Segundo o diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, as luzes verde e vermelha serão instaladas 5 metros abaixo em relação ao ano passado.
"A pole position parece o pior cenário com o halo – talvez o piloto não consiga enxergar bem as luzes, ou só consegue ver metade delas, e talvez ele precise mover demais a sua cabeça”, disse Whiting ao “Motorsport”.
Para facilitar a adaptação, os pilotos poderão fazer testes aos términos dos treinos de sexta e sábado.
"Com o halo, o que nós pediremos a todos circuitos é que as luzes tenham uma altura padrão. Nós também colocamos um conjunto a mais de luzes, neste caso, no lado esquerdo da pista", acrescentou.
O representante da FIA conta que o posicionamento das luzes havia sido alterado em 2009. Na ocasião, o aumento da traseira dos carros obrigou a FIA a aumentar a altura do sinal do grid de largada. Desta vez, a ordem é deixar mais abaixo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.