Topo

Fórmula 1

Hamilton é apenas 6º em votação popular de esportista do ano na Inglaterra

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

18/12/2017 07h04

Lewis Hamilton ganhou seu quarto título mundial em 2017 e bateu recordes importantes na Fórmula 1, tornando-se o piloto com o maior número de poles positions e também o que mais vezes largou na primeira fila na história. Porém, na importante votação de Esportista do Ano realizada pela BBC por meio de votação popular na Inglaterra, o inglês ficou apenas em sexto lugar.

A vitória ficou com o fundista Mo Farah, que fez sua despedida das pistas de atletismo em agosto, no Mundial de Atletismo disputado em Londres, vencendo a prova dos 10.000m e se tornando tricampeão da prova. Farah, que também é bicampeão olímpico dos 10 e 5 mil metros, agora vai se dedicar às provas de rua, especialmente maratonas. O atleta é considerado o maior fundista da história do Reino Unido e recebeu 83.524 votos.

O esporte a motor foi representado pelo segundo colocado, Jonathan Rea, que venceu o Mundial de Superbikes em 2017 e recebeu pouco mais de 80 mil pontos. O velocista paralímpico Jonnie Peacock foi o terceiro colocado. Além de bicampeão olímpico, o atleta também ganhou notoriedade no Reino Unido por ter sido o primeiro amputado a participar de um concurso de dança entre celebridades na TV.

Hamilton, por sua vez, recebeu pouco mais de 60 mil votos, ficando atrás também do lutador de boxe e campeão dos pesos pesados Anthony Joshua e do nadador Adam Peaty, atual recordista mundial dos 100m peito.

Após a premiação, Hamilton cumprimentou Mo Farah pela conquista por meio das mídias sociais. Os dois se encontraram no GP do Japão deste ano e, ao vencer a prova, o inglês imitou o gesto de coração que marcou as comemorações do fundista.

 

Hamilton já venceu o prêmio de Esportista do Ano da BBC em 2014, ano de seu segundo título na F-1, e foi o vice em duas oportunidades, em 2007 e 2008.

 

Fórmula 1