Topo

Fórmula 1

Cingapura é desafio físico para pilotos: "É como correr e entrar na sauna"

Felipe Massa durante o GP de Cingapura - Mark Thompson/Getty Images
Felipe Massa durante o GP de Cingapura Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Cingapura (CIN)

16/09/2017 06h41

Acaba o treino livre, lá pelas 22h em Cingapura. Os termômetros estão na casa dos 30 graus e a umidade relativa do ar na casa dos 70%. Felipe Massa sai da garagem da Williams completamente encharcado de suor e uma toalha molhada na cabeça. E provavelmente alguns quilos mais “magro”, por pura desidratação.

“É como se você estivesse correndo a pé e depois entrasse na sauna”, contou o piloto brasileiro ao UOL Esporte. “É a mesma sensação. Porque enquanto você está no carro, é a sensação que você espera, para a qual você treinou. Mas na hora que você para na garagem, de capacete na cabeça, é como se tivesse entrado na sauna. Por isso é bem mais difícil no box do que na pista.”

A etapa de Cingapura é a primeira de uma dobradinha dura do ponto de vista físico. A próxima etapa também será disputada em um clima quente e úmido, na Malásia. Daniel Ricciardo explicou que também muda seu treinamento nesta época do ano

“Para estas duas corridas em particular você tenta fazer treinamentos no calor, tenta passar mais tempo em algum lugar quente para ensinar seu corpo a ficar confortável nesse tipo de situação”, disse ao UOL Esporte.

Para Massa, são dificuldades diferentes. “A Malásia acho que acaba sendo mais difícil porque é anda mais quente e as curvas são longas e mais rápidas, mas aqui cansa mais a cabeça, porque são muitas curvas e poucas retas para você descansar.”

Além disso, a corrida de Cingapura costuma durar perto de 2h, devido à baixa média de velocidade do circuito, tornando a corrida particularmente extenuante.

Mesmo com as dificuldades, nem todos os pilotos sentem a necessidade de mudar a rotina. Que o diga Lewis Hamilton. “Eu treino do mesmo jeito. Não faço sauna e esse tipo de coisa. Não gosto dessas coisas. Então corro normalmente e torço pelo melhor quando eu chego aqui.”

A 14ª etapa do campeonato tem classificação às 10h da manhã pelo horário de Brasília. Nos treinos livres realizados na sexta-feira, Daniel Ricciardo liderou ambas as sessões com a Red Bull.

Fórmula 1