Topo

Fórmula 1

Stoffel Vandoorne é o dono da casa, mas não é o único "belga" do grid

Stoffel Vandoorne assina autógrafos em Spa-Francorchamps - Mark Thompson/Getty Images
Stoffel Vandoorne assina autógrafos em Spa-Francorchamps Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spa-Francorchamps (BEL)

25/08/2017 06h17

O piloto da casa é Stoffel Vandoorne neste final de semana na Bélgica, mas não é o que parece quando se está nos arredores do circuito de Spa-Francorchamps, que já foi invadido por anos pelos fãs alemães de Michael Schumacher e que agora fica lotado com os holandeses, empolgados com Max Verstappen.

“Acho que é uma pressão positiva”, disse o piloto da Red Bull. “É sempre bom ver tantos fãs, especialmente na classificação. Quando eu terminar minha volta, tomara que eles estejam aplaudindo, pelo menos ano passado eles estava, o que foi bom. Certamente isso aumenta a pressão, mas você tem de fazer com que isso seja positivo.”

Perguntado como se sentia ao ver seu GP caseiro invadido por torcedores de outro piloto, Vandoorne, que acabou de ter a renovação do contrato anunciada com a McLaren, disse que é uma questão de tempo antes que as coisas mudem.

“São situações completamente diferentes. Max está na F-1 faz um tempo. Ele teve sucesso em sua carreira, enquanto eu ainda estou na metade da minha primeira temporada e mal estou lutando por pontos. Tenho certeza de que, no futuro, quando formos competitivos e as coisas começarem a mudar eu terei muitos fãs aqui também.”

Vandoorne, contudo, não é o único belga do grid. Lance Stroll nasceu em Montreal, no Canadá, mas tem dupla nacionalidade devido à origem de sua mãe.

“Eu tenho um passaporte belga e minha mãe nasceu em Bruxelas, então eu sou metade belga, mas nasci e fui criado em Montreal, e me sinto totalmente canadense. Então considerado a minha corrida caseira apenas o GP lá. Mas também tenho esse lado belga”, explicou o piloto da Williams.

Confira os horários do GP da Bélgica
Sexta-feira, 25/08
Treino Livre 1 - 5h – 6h30
Treino Livre 2 - 9h – 10h30

Sábado, 26/08
Treino Livre 3   6h – 7h
Classificação – 9h – 10h

Domingo, 27/08
Corrida – 9h

Fórmula 1