Topo

Fórmula 1

Até rivais não escondem expectativa por teste de Kubica: "Talento puro"

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Budapeste (HUN)

28/07/2017 12h46

A Fórmula 1 disputa sua 11ª prova neste final de semana na Hungria, mas as bandeiras polonesas presentes nas arquibancadas mostra que parte das atenções está voltada para os dois dias de atividades que serão realizados depois da corrida, nos testes coletivos dos quais Robert Kubica participará.

O polonês, que está fora da F-1 desde 2011 devido a um grave acidente de rali que deixou sequelas especialmente no braço direito e limitou seus movimentos. Porém, após uma série de testes em carros de fórmula nos últimos meses, incluindo dois com F-1, Kubica acredita que está apto a voltar ao grid ano que vem e tenta convencer a equipe Renault a contratá-lo.

Piloto da equipe francesa, Nico Hulkenberg disse que nenhuma decisão foi tomada. “Eles estão avaliando e depois do teste verão o que vai acontecer e formarão uma opinião em relação ao futuro. Não sei dizer exatamente o quão realista é imaginar que ele pode voltar”, afirmou ao UOL Esporte.

“Pessoalmente, para ele, é muito legal ter a chance em um carro de Fórmula 1 atual. Sem dúvida ele era um dos maiores talentos do grid antes do acidente. É uma grande história. Estou empolgado para ver o que vai acontecer.”

Um dos pilotos que mais andou com Kubica por todas as categorias de base por que passou foi Lewis Hamilton. O inglês exaltou a qualidade do polonês.

“Ele é um dos pilotos mais rápidos com quem eu corri. Se ele ainda estivesse correndo, certamente estaria disputando títulos ou já teria ganhado algum. É simplesmente talento puro.”

Mais fácil. E mais rápido
Este será o terceiro teste do polonês com um carro de F-1 depois do acidente, todos eles realizados nas últimas semanas. Mas desta vez o piloto, que andou com o modelo de 2012, vai ter a experiência de correr com um carro atual.

Para Alonso, isso pode facilitar a vida do polonês. Mas também vai cobrar mais confiança dele.

“[O carro atual] é mais rápido e de certa forma mais fácil de pilotar, porque você tem menos trabalho dentro do cockpit. Mas por outro lado você precisa de mais confiança, porque pode colocar mais velocidade nas curvas e precisa confiar que o carro vai responder bem”, explicou ao UOL Esporte. “Provavelmente haverá muita pressão em cima dele, porque há muita atenção da mídia, mas o importante é que ele se divirta. Andar bem ele vai porque é muito talentoso.”

Outro fator, levantado por Hulkenberg, é a condição da pista, que estará bastante emborrachada devido à disputa do GP ao longo do final de semana e da expectativa de que não choverá nos próximos dias em Budapeste. “Isso vai fazer com que a pista esteja muito mais veloz, então será um grande teste para ele.”

Kubica vai andar no teste, que reúne também jovens pilotos e outros que estão no grid, como Felipe Massa, na terça-feira.
 

Fórmula 1