Topo

Fórmula 1

Verstappen vai voltar mais forte após onda de azar, defende chefe

Verstappen marcou o tempo de 1min44s410 em um treino disputado sob altas temperaturas - David Mdzinarishvili/Reuters
Verstappen marcou o tempo de 1min44s410 em um treino disputado sob altas temperaturas Imagem: David Mdzinarishvili/Reuters

Do UOL, em Londres (ING)

29/06/2017 09h45

Max Verstappen liderou as duas primeiras sessões de treinos livres para o GP do Azerbaijão e vinha em seu melhor final de semana da temporada até começar a ter problemas no motor Renault, ainda no sábado. Não teve toda a potência para fazer a classificação e largou em quinto, mas tinha chances de vencer uma prova que teve várias reviravoltas em Baku. Até que o motor quebrou de vez o holandês ficou pelo caminho.

Bastante irritado com a falta de sorte que tem marcado sua temporada até aqui, Verstappen sequer falou com a mídia após a prova e foi multado por isso. Para piorar, o holandês viu o companheiro, Daniel Ricciardo, que tinha batido na classificação e saído em décimo, vencer. Com isso, a diferença entre os dois aumentou para 47 pontos. É a quarta vez seguida que o australiano sobe ao pódio.

“No momento, ele está enormemente frustrado”, disse o chefe Christian Horner logo após a corrida em Baku. “Mas ajuda que o companheiro dele esteja conquistando pódios e agora uma vitória. Mas dá para ver que não é por culpa da equipe ou do esforço que estamos fazendo.”

Os problemas de motor têm causado tensão entre a Red Bull e a Renault, e Horner enfatizou que “sem dúvida” Verstappen venceria sem a quebra. Na corrida anterior, Verstappen estava em terceiro quando abandonou com um problema na bateria de sua unidade de potência.

“Ele teve algumas corridas difíceis em que as coisas não correram do jeito que ele queria, mas tenho a sensação de que ele está próximo de um grande resultado. Ele está pilotando muito bem no momento, evoluiu. Ele está em uma maré de azar, mas isso vai mudar, como sempre acontece.”

Para Horner, mesmo aos 19 anos, Verstappen “vai saber como usar esta experiência para voltar ainda mais forte” a partir da próxima etapa, que será realizada no circuito de propriedade da Red Bull, na Áustria, dia 9 de julho.

Fórmula 1