Topo

Fórmula 1

Alonso desdenha de atualização da Honda: "Não vai fazer diferença"

Fernando Alonso ainda não pontuou neste ano - Michael Conroy/AP
Fernando Alonso ainda não pontuou neste ano Imagem: Michael Conroy/AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

22/06/2017 12h26

Parecia que Fernando Alonso tinha acabado de abandonar uma corrida por alguma falha do carro quando ele se sentou para a primeira entrevista coletiva do final de semana do GP do Azerbaijão, nesta quinta-feira, tamanha a tensão do piloto espanhol. O motivo é claro: Alonso sabe que terá uma das etapas mais duras do ano pela frente.

A Honda está trazendo melhorias para seu motor para a oitava etapa do campeonato, que ainda precisam ser testadas nos treinos livres para serem efetivamente usadas na corrida. Porém, mesmo que elas não sejam aprovadas, vão provocar o uso de novos componentes tanto por parte do espanhol, quanto de seu companheiro Stoffel Vandoorne. Com isso, até o momento, estão confirmadas punições de 15 posições no grid para Alonso e o belga.

“É algo ruim porque também é um final de semana que deve ser difícil em termos de performance porque a perda de tempo na reta aqui é alta - uma das mais altas do ano. Mas é assim que as coisas são, está fora do nosso controle”, disse o espanhol, ouvido pelo UOL Esporte em Baku.

Perguntado se a atualização da Honda será positiva para a equipe, o espanhol desdenhou. “O déficit aqui deve ser de 2s3 na reta. Se fosse 2s8, não mudaria nada.”

Desde que chegou à McLaren, no início de 2015, a melhor posição de Alonso foi um quinto lugar. Neste ano, contudo, o espanhol ainda não pontuou. E não esconde o desânimo.

“Vamos pilotar o mais rápido que podemos, eu e Stoffel, a equipe vai preparar o carro da melhor maneira possível, vamos fazer uma estratégia perfeita, os melhores pit stops e esse será o melhor que podemos fazer neste final de semana.”

Bombardeado com perguntas sobre o futuro da parceria McLaren-Honda, o bicampeão disse repetidamente que esse não era problema dele, e se limitou a declarar: “não gosto de divórcios.”

Confira os horários do GP do Azerbaijão

Sexta-feira, 23 de Junho
Treino Livre 1   06:00 – 07:30
Treino Livre 2   10:00 – 11:30

Sábado, 24 de Junho
Treino Livre 3   07:00 – 08:00
Classificação – 10:00 – 11:00

Domingo, 25 de Junho
Corrida – 10:00

Fórmula 1