Topo

Fórmula 1

Tem coisas que só em Mônaco: até reconhecimento de pista é desafio

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Mônaco

26/05/2017 04h00

O GP de Mônaco é cheio de particularidades. É o único do ano, por exemplo, que tem a sexta-feira livre, sem nenhuma atividade de pista, permitindo que os pilotos fiquem livres para trabalharem para seus patrocinadores - e que as ruas do Principado fiquem livres para os turistas. Mas não é apenas essa a mudança no cotidiano dos pilotos: como o circuito fica fechado ao público somente quando há carros na pista, o tradicional reconhecimento que os pilotos fazem no circuito acaba ficando bastante difícil.

O UOL Esporte flagrou apenas dois pilotos fazendo o que é conhecido na Fórmula 1 como “track walk” e consiste em uma volta, geralmente a pé, do piloto ao lado de seus engenheiros, na qual são estudadas as zebras, o asfalto, e quaisquer alterações que podem ter sido feitas na pista de um ano para o outro: Daniil Kvyat, da Toro Rosso, e Pascal Wehrlein, da Sauber.

Sergio Perez, da Force India, reconheceu que é difícil fazer o reconhecimento de pista com tanto movimento. “Você vai no meio dos carros e é muito difícil. No passado, eu fiz, mas no geral não valia a pena. Não dá para entender realmente a pista. E agora eu venho há tantos anos que já não preciso fazer”, disse ao UOL Esporte.

Seu companheiro, Esteban Ocon, contudo, não teve escolha. Estreante, encarou a pista aberta. E gostou do que viu. “Eu fiz uma e foi meio uma loucura com todos os fãs, mas é legal ver tanto apoio e eles respeitaram nosso trabalho, então foi bom.”

Mas há alguns pilotos que têm uma vantagem nesse sentido. Felipe Massa está no ‘time’ dos que vivem em Mônaco, ao lado de Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Max Verstappen, e se dá ao luxo de fazer sua própria track walk bem antes do público chegar.

“Eu fiz com a scooter antes da prova, dei uma acompanhada no que eles fizeram nas curvas. Tem asfalto novo em várias partes da pista. Mas eu passo por hora por esses lugares, eu moro aqui. Então não acho o track walk necessário.”

Após a folga desta sexta-feira, os pilotos voltam à pista neste sábado para a última sessão de treinos livres e a classificação, que começa às 9h pelo horário de Brasília.

Fórmula 1