Topo

Fórmula 1

Treinos em Mônaco têm Vettel "selvagem" e Hamilton surpreso com ritmo ruim

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Mônaco

25/05/2017 12h01

Tanto Sebastian Vettel, quanto Lewis Hamilton saíram do primeiro dia de atividades no GP de Mônaco sem entender completamente o comportamento de seus carros. Vettel fechou o dia em primeiro, com mais de um segundo de vantagem em relação ao rival no campeonato, que foi apenas o oitavo, mas disse que teve uma primeira sessão “selvagem”.

“Fiquei muito contente na parte da tarde”, disse Vettel. “Pela manhã, eu estava meio selvagem, tocando o muro algumas vezes. À tarde pareceu um pouco melhor. Mas ainda assim precisamos trabalhar no carro.”

Já Lewis Hamilton viveu uma realidade totalmente oposta, perdendo muito rendimento na parte da tarde, naquele que é o principal treino do dia, e saiu bastante surpreso com a diferença de rendimento.

“Não entendo. O primeiro treino foi muito bom, o carro está muito bom. Mas depois mudou da noite para o dia, não conseguíamos fazer os pneus funcionarem por algum motivo, o carro deslizava muito. Precisamos estudar os dados para saber o que deu errado, mas estou confiante na minha equipe. Não sei se foi o acerto ou se só são os pneus. Eles não estavam funcionando.”

Mas há quem duvide que o ritmo ruim da Mercedes tenha sido totalmente verdadeiro. “Para falar a verdade, acho que eles não querem mostrar [o ritmo]”, disse Felipe Massa. “Andaram sempre em momentos diferentes em comparação com as outras equipes para pegar a pista mais livre e talvez não tenham se preocupado muito em andar leve e, sim, se preparar para a classificação.”

O brasileiro terminou o dia em 13º e destacou a disputa apertada com McLaren, Force India, Toro Rosso, Renault e Haas.

“Lógico que foi só o primeiro dia, que serviu para aprender os truques da pista. Não diria que foi um dia bom, mas não foi totalmente horrível. Há vários carros com dois décimos de diferença e é essa a nossa briga. Melhoramos em relação ao que éramos aqui, mas continua não sendo uma pista boa para nós.”

A sexta-feira não tem atividades de pista em Mônaco. Os carros farão uma última sessão de treinos livres antes da classificação, às 9h do sábado, pelo horário de Brasília.

Fórmula 1