Topo

Piloto francês bate feio em classificatório da Indy e paralisa treino

Do UOL, em São Paulo

20/05/2017 18h31

Sébastien Bourdais, piloto francês, bateu no muro em treino classificatório das 500 milhas de Indianápolis, na tarde deste sábado (20). O carro pegou fogo depois de capotar, mas Bourdais sinalizou, logo após o choque, que estava consciente. O atendimento chegou rápido e o treino foi paralisado. 

Bourdais não conseguiu sair do carro sozinho - o processo de retirada do piloto, aliás, demorou para se concretizar. O corredor de 38 anos foi colocado em uma maca e, de ambulância, seguiu ao centro médico do circuito oval. De lá, de acordo com o primeiro boletim médico, foi levado de helicóptero a um hospital da região para melhor avaliação. Sébastien está consciente, mas fará exames para ver se houve alguma fratura ou lesão. 

O francês perdeu controle do carro na saída da primeira curva. A traseira escapou e, ao tentar corrigir, Bourdais se chocou de frente com o muro. O carro girou, pegou fogo e teve o lado direito completamente danificado.

O treino foi paralisado não só para o atendimento ao atleta, mas também para reconstrução da barreira protetora e limpeza da pista. Foi o primeiro acidente do dia e o mais feio da semana de preparação para as 500 milhas de Indianápolis.

Ocorreu na cidade norte-americana, neste sábado, a primeira etapa do treino classificatório. O importante era ficar entre os nove primeiros, para no domingo disputar a pole position. Atração da vez, Fernando Alonso, piloto da Fórmula 1, conseguiu bom resultado - foi o sétimo - e ficou à frente dos brasileiros Hélio Castroneves e Tony Kanaan. 

Sébastien Bourdais fazia boa tomada de tempo. No instante em que bateu, corria para ser o primeiro na classificação geral. Agora, terá de ser avaliado para ver se poderá voltar a correr no domingo - em caso positivo, estará no grupo que disputará espaço entre a 10ª e a 33ª posição no grid de largada.