Topo

Fórmula 1

Alonso termina sessão de treino da Indy em quarto; Americano bate forte

Josef Newgarden bate forte durante treino das 500 milhas de Indianapolis - AP Photo/Kirk DeBrunner - AP Photo/Kirk DeBrunner
Imagem: AP Photo/Kirk DeBrunner

Do UOL, em São Paulo

18/05/2017 19h00

Fernando Alonso alcançou sua maior velocidade média desde que teve início os treinos livres para as 500 milhas de Indianapolis. Na sessão desta quinta-feira (18), o espanhol atingiu a marca de 225,619 mph (milhas por hora), sendo o quarto mais rápido do dia (entre 33 carros que foram para a pista).

Durante a atividade, Alonso arriscou mais e chegou a fazer uma ultrapassagem Ryan Hunter-Reay no melhor estilo ovais da Indy: pegando vácuo e colocando de lado. “Ele parece muito confortável, não aparenta nervosismo”, analisou um dos comentaristas da transmissão oficial da Indy.

Antes da sessão desta quinta-feira, a maior velocidade média atingida por Alonso havia sido feita na segunda-feira, quando o espanhol atingiu 223,025 mph.

Diferentemente da sessão de quarta, prejudicada pelos fortes ventos, a condição meteorológica foi melhor nesta quinta. O clima permitiu que os pilotos fossem mais vezes para pista, com Hélio Castroneves sendo o que mais giros completou, com 117. Fernando Alonso terminou o dia com 96 voltas completadas.

Os últimos minutos protagonizaram quase uma mini-corrida em Indianapolis. Mais da metade dos pilotos foram para a pista ao mesmo tempo, proporcionando muitas ultrapassagens. Fernando Alonso, inclusive, acabou engatando três manobras em sequência.

Castroneves finalizou o dia na 15ª posição, com velocidade média de 224,407 mph. Já Tony Kanaan ficou em 24º, atingindo 223,123 mph.

Acidente paralisa sessão de treino

Por volta das duas horas de treino, a sessão chegou a ser paralisada por causa de um acidente envolvendo Josef Newgarden. O norte-americano perdeu o controle do carro ao final da curva 2 e sofreu um forte choque com o muro.

“Estou bem”, afirmou Newgarden. “Estávamos tendo um bom dia. Não tenho certeza do que aconteceu. Provavelmente foi um erro meu, mas antes de rever o acidente é difícil de dizer. Fico mal pelo nosso pessoal, que terá trabalho extra agora”.

Fórmula 1