Topo

Fórmula 1

Suspeita de suborno faz Fórmula 1 ser investigada na Inglaterra

AFP PHOTO / Karim Sahib
Imagem: AFP PHOTO / Karim Sahib

Julianne Cerasoli

Do UOL

28/04/2017 08h14

A Fórmula 1 está sendo investigada na Inglaterra por um suposto suborno em um pagamento feito pelos detentores dos direitos comerciais à Federação Internacional de Automobilismo, que cuida da parte esportiva da categoria.

O parlamentar Damian Collins pediu ao Setor de Fraudes Sérias (SFO, em inglês) para investigar o pagamento de 3.9 milhões de libras (cerca de 16 milhões de reais) feito para a FIA após um acordo com a FOM como parte do Pacto da Concórdia feito em 2013. A entidade se defende dizendo que a quantia foi paga devido a seu “papel regulador” no esporte e nega que haja qualquer problema na transação.

Collins, no entanto, se disse “muito preocupado” com o pagamento. “É por isso que eu escrevi para o SFO perguntando se eles sentem que há alguma violação ao Ato de Suborno e isso merece investigação?”, disse à ITV britânica.

O SFO, por sua vez, se limitou a informar que está verificando se o pagamento é passível de ser investigado.

Em comunicado, a FIA confirmou ter recebido a quantia. “O acordo de implementação do Pacto da Concórdia firmado pelos detentores dos direitos comerciais da F-1 e a FIA em 2013 introduziu uma nova estrutura de governo na categoria e redefiniu certas condições nesta relação, em particular para assegurar que a FIA seja devidamente remunerada por seu papel regulador.”

“Neste acordo, um pagamento de 5 milhões de dólares foi feito para a FIA como parte de uma consideração global recebida em conjunto com a renegociação dos termos dos acordos entre os detentores dos direitos comerciais e a FIA. Ninguém recebeu nada além desta soma. Qualquer alegação contrária seria difamatória.”

O Pacto da Concórdia é o acordo que permite a realização do campeonato da Fórmula 1, unindo os detentores dos direitos comerciais (FOM), e equipes. É por meio dele que todas as divisões financeiras são estabelecidas. Renovado periodicamente, tal acordo ganhou esse nome por ser sempre firmado na Praça da Concórdia, em Paris, na sede da FIA.

Fórmula 1